• janeiro 18, 2025

Pivetta e Fábio Garcia recebem investigadores de polícia eleitos vereadores em 14 municípios

Pivetta e Fábio Garcia recebem investigadores de polícia eleitos vereadores em 14 municípios

 

Investigadores da Polícia Civil de Mato Grosso, eleitos vereadores em 14 municípios na última eleição, se reuniram na quinta (16) e sexta-feiras (17) em Cuiabá com o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Cardoso (União) e a delegada-geral da Polícia Civil no Estado, Daniela Maidel. Os encontros permitiram o estreitamento das ações de segurança lideradas pelo Estado, como o Programa Tolerância Zero, que mira as facções criminosas em Mato Grosso, bem como permitiram consolidar uma proposta de fortalecimento da representação da Polícia Civil na esfera política. Uma palestra com o escritor Randerson Cirqueira, autor do livro ‘Mandato de Valor’, concluiu a programação de dois dias dos vereadores eleitos. 

 

A ação foi coordenada pelo Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil (Sinpol-MT), com participação direta do suplente de deputado e vereador Wladi Mesquita, de Lucas do Rio Verde, bem como do Sindicato dos Escrivães (Sindepojuc-MT).

 

1

 Reunião no auditório Garcia Neto com o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia

 

Os 14 vereadores investigadores da Polícia Civil eleitos em 2024 são o próprio Wlad Mesquita, em Lucas; Investigador Gerson, em Rondonópolis; Juliomar, em Marcelândia; Gustavo, em Canarana; Luciano, em São José dos Quatro Marcos; Luciano, em Alta Floresta; Dudu, em Terra Nova; Fernando, em Colíder; Cleomar, em Tapurah; Robertinho, em Arenápolis; Alessandro, em Várzea Grande; Marcelinho, em Confresa; Elias Bueno, em Nova Xavantina, e Cleitinho, em Tabaporã. Destes, apenas Gerson e Dudu não puderam participar das reuniões em função de outras agendas. Além dos vereadores, o vice-prefeito de Pontal do Araguaia, Luciano Costa, é escrivão da Polícia Civil. O prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson, é delegado.

 

“Foram dois dias intensos, de grande produtividade (…). Nossos vereadores com seus pleitos para os seus municípios e, é claro, houve o fortalecimento da nossa base já pensando em horizontes maiores: 2026 é um ano de eleição para deputados estaduais, federais, e nós já estamos preparando a nossa base para essa representatividade política maior”, informou o presidente do Sinpol-MT, Gláucio de Abreu Castañon.

 

Em todos todos os encontros, Gláucio fez questão de lembrar a qualificação cada vez maior da Polícia Civil de Mato Grosso. “Somos referência para o Brasil, uma polícia cada vez mais tecnológica, uma polícia pronta para enfrentar os desafios dos crimes cibernéticos e das facções”, acentuou.

 

De uma forma geral, Otaviano Pivetta, Fábio Garcia e Daniela Maidel reconheceram que o crescimento da representação política de policiais civis nos municípios confirma a credibilidade da categoria junto a população, bem como permite reforçar as políticas públicas na área da segurança. “É importante que a segurança pública esteja representada também, politicamente, na Câmara de Vereadores, na Assembleia Legislativa. Essa força é importante para nos ajudar em um dos maiores desafios que temos hoje no estado de Mato Grosso, que é o combate ao crime organizado”, disse Fábio Garcia.

 

2

Otaviano Pivetta .lembrou que policiais eleitos vereadores são servidores de carreira

 

O vice-governador Otaviano Pivetta também mostrou entusiasmo com a representação. “Mostra força, qualifica a representação política, e precisamos de gente assim, comprometida com o futuro de Mato Grosso”, pondera. Ele lembrou que os vereadores, como policiais concursados, são servidores de carreira e, portanto, tem compromisso redobrado com o legado que deixarão. Pivetta destacou ainda que o governo só está conseguindo avançar em investimentos nas áreas de infraestrutura, educação e na própria segurança pública porque priorizou uma forma de gestão técnica. “Nós todos vamos passar, e o compromisso tem que ser com o Estado, com a população”, justificou.

 

4

 Reunião com a delegada-geral, Daniela Maidel, e outros diretores da PJC

 

A delegada-geral Daniela Maidel disse estar muito feliz com a representação alcançada nos municípios. “Uma honra receber os parlamentares eleitos, que estão muito motivados, especialmente em bem representar o nome da Polícia Civil nos municípios do interior. É importante nós nos reunirmos, conversarmos o que os vereadores podem ser úteis, especialmente nas questões de segurança (…). Eu tenho certeza que essa reunião vai gerar muitos frutos para a Polícia e, especialmente, para os nossos municípios”, disse Maidel.

 

3

 Diretoria da Políciai Civil com vereadores eleitos e representantes do Sinpol e Sindepojuc

 

Wlad Mesquita concordou e apontou que a eleição de 14 vereadores mostrou o fortalecimento da categoria.  “São policiais, pessoas que entendem de segurança pública. E essa conexão, essa troca de experiências, faz com que o cidadão lá na ponta consiga ter melhorias na sua qualidade de vida. São vereadores que trabalharão em todas as frentes, mas com expertise em segurança pública” avaliou Wlad.

 

‘Mandato de Valor’

 

O escritor do livro ‘Mandato de Valor’, Randerson Cirqueira, concluiu os dois dias de ação com os investigadores eleitos vereadores em Mato Grosso, em uma palestra na sede do Sinpol-MT. O subtítulo do livro diz muito do que ele passou aos vereadores: ‘reconfigure a forma e não o conteúdo’.

 

“Eu sou muito entusiasta dos políticos que encampam o seu mandato ou o seu projeto político por segmento. Eu acho que isso fortalece a carreira, fortalece os servidores, fortalece o segmento, e no final das contas quem ganha com isso é a sociedade”, analisou Randerson.

 

5

 Dinâmica para auxiliar mandato dos eleitos, representando as forças policias da PJC

 

Grupo dos encontros

 

Além dos vereadores eleitos e do presidente do Sinpol-MT, participaram dos encontros a vice-presidente Antônia Jannykelly Silva e o secretário-geral do sindicato, Arley Xavier. Estiveram presentes ainda em todas as ações a presidente do Sindepojuc, Cecília Bastos Monge, bem como o diretor Financeiro e de Patrimônio da entidade, Osiel Araújo.

 

Confira vídeos da programação:

 

 

Vídeo

  


Notícias Relacionados

Polícia Civil de MT terá uma nova Lei Orgânica ainda em 2025, prevê Sinpol

Polícia Civil de MT terá uma nova Lei Orgânica ainda em 2025, prevê Sinpol

  A nova Lei Orgânica da Polícia Civil (Lei 14.735), padronizando a estrutura operacional das polícias…
Sindicatos unem forças e cobram audiência com governador Mauro Mendes

Sindicatos unem forças e cobram audiência com governador Mauro Mendes

  Está confirmada para quinta-feira (16), às 08h30 na Casa Civil, a entrega conjunta de um…
LUTO NA POLÍCIA  Sinpol lamenta morte de policial e pede investigação das causas

LUTO NA POLÍCIA Sinpol lamenta morte de policial e pede investigação das causas

  “É lastimável ver o que aconteceu. Precisamos investigar e procurar entender o que está acontecendo,…