• agosto 11, 2015

Segurança recebe dez estados em curso de Análise de Inteligência

Segurança recebe dez estados em curso de Análise de Inteligência

Profissionais da Segurança Pública de dez estados da federação participam do Curso de Análise de Inteligência – Nível Produção do Conhecimento, realizado em Cuiabá, pela Coordenadoria Geral de Inteligência (GGI), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. 

O curso de 90 horas/aulas que começou nesta segunda-feira (10.08) e termina no dia 22 de agosto, tem como objetivo produzir conhecimentos para subsidiar a tomada de decisões dos gestores da Segurança Pública dos estados envolvidos e também integrar as instituições que compõem o Subsistema de Inteligência de Segurança Pública (Sisp), qualificando os agentes de inteligência, já iniciados na Doutrina Nacional de Inteligência. 
 
Policiais militares, civis, rodoviário federal, bombeiros e agentes prisionais dos estados da Bahia, Mato Grosso, Pará, Goiás, Piauí, Maranhão, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Amazonas e o Distrito Federal foram recepcionados no auditório da Diretoria Geral da Polícia Judiciária Civil. 
 
Na abertura, o secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, destacou a importância da qualificação na área de Inteligência. “Essa iniciativa é muito importante, pois sem capacitação não vamos a lugar nenhum. As coisas estão mudando e notadamente a atividade de inteligência se faz com lealdade, comprometimento, retidão e oportunidade. Nada adianta a qualificação extremada se o ser o humano não tiver dentro desses princípios”, disse. 
 
Zaque reforçou ainda os aspectos principais do trabalho desenvolvido em Mato Grosso, sedimentado na integração entre as instituições e forças policiais. “Hoje vivemos em outro tempo, onde a integração direciona todas as ações do Estado. Não podemos trabalhar com inteligência sem trabalhar com integração”, concluiu. 
 
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico Oliveira Dorileo, também ressaltou a política de integração como forma de prevenir e combater o inimigo em comum, à criminalidade. “O Estado fortalecido pelas ações de inteligência é um compromisso. Mato Grosso tem se firmado como protagonista dessa política”, afirmou. 
 
Também estiveram presentes na abertura do curso o secretário executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo, a secretária adjunta de Inteligência da Sesp, Alessandra Saturnino, o comandante geral da Polícia Militar, Zaqueu Barbosa, o delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Adriano Peralta Moraes, o delegado Marcelo Felisbino, representando a Coordenadoria Geral de Inteligência da Senasp, o tenente coronel, Ricardo Antônio Bezerra Costa, representando o Corpo de Bombeiros Militar, o inspetor, Reinan Araújo Ramos, representado a Polícia Rodoviária Federal. 

Fonte: G-Com MT
Edição: Siagespoc – MT
Crédito Imagens: G-Com MT

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…