• setembro 14, 2015

AL-MT debate o tempo de custódia de presos em delegacias

AL-MT debate o tempo de custódia de presos em delegacias

O presidente do O Sindicato dos Trabalhadores da Policia Civil de Mato Grosso – Siagespoc, Cledison Gonçalves da Silva participou na última semana da audiência pública, realizada na pela Assembleia Legislativa, que debateu o tempo de custódia de presos em delegacias e a falta de estabelecimentos para abrigar adolescentes infratores. O audiência foi solicitada pelo deputado estadual Wancley Carvalho. 

 
O evento foi realizado na tarde de quinta-feira (10/09), e reuniu representantes da Polícia Civil, da secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e dos sindicatos dos investigadores, agentes prisionais e do socioeducativo.
 
A criação de novas vagas no sistema penitenciário, inicialmente, seria a solução para o problema. De acordo com Wancley, que por oito anos atuou como investigador de polícia em Pontes e Lacerda e também já foi agente prisional em Jauru, o debate definiu ações estratégicas para minimizar o problema.
 
Para o parlamentar, é preciso unir forças para encarar de frente este problema que já se arrasta por vários anos."Vamos acompanhar de perto, por  meio da Comissão de Segurança Pública da Assembleia, a construção das unidades prisionais em Porto Alegre de Norte, Peixoto de Azevedo, Sapezal e Várzea Grande que já estão em andamento.", afirmou o parlamentar que é membro titular da Comissão.
 
Em sua fala, o presidente do Siagespoc, Cledison Gonçalves da Silva lembrou que o problema no sistema penitenciário de Mato Grosso é antigo, vem se arrastando a vários governos, sem que a devida solução seja dada. “Sempre ouvimos que estão sendo estudados projetos, que nunca saem do papel. O atual governo já tomou posso há nove meses e até agora só ouvimos discursos de boas intenções, mas ação ainda não vimos”. 
 
Cledison lembrou também que o melhor caminho para combater e prevenir a violência e o crime é a educação. Ele destacou a responsabilidade dos pais e educadores na criação e educação das crianças e jovens. 
 
Por último, o presidente do Siagespoc destacou a necessidade de valorização, por parte do Estado, dos trabalhadores tanto da Polícia Judiciária Civil quanto do Sistema Prisional. “Não tem como ter segurança pública sem a valorização do profissional da Segurança Pública”. 
 
Encaminhamentos
 
Após a audiência, o deputado Wancley Carvalho afirmou que será feito levantamento junto ao Governo do Estado para conhecer as condições de trabalho do sistema socioeducativo. O parlamentar também se comprometeu em fiscalizar a execução do plano estadual estratégico que trata da modernização do sistema prisional.
 
Para auxiliar na ressocialização dos detentos, será feito um trabalho em parceria com a Fundação Nova Chance, mantida pelo Estado que tem como objetivo a reinserção social de pessoas que estão em privação de liberdade, além de auxiliá-las na recuperação e na assistência familiar.
 
Participaram da audiência o delegado geral da Polícia Civil, Adriano Peralta Moraes, o presidente do Sindicato dos Investigadores, Cledison Gonçalves, presidente do Sindicato dos Agentes Prisionais, João Batista Pereira, secretário adjunto de Justiça, Luiz Fabrício Vieira Neto, além de investigadores e escrivães e representantes dos segmentos ligados ao sistema penitenciário e socioeducativo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Direitos Audiência também debateu a falta de estabelecimentos para abrigar menores infratores Fonte: Siagespoc – MT/AL-MT
Edição: Siagespoc – MT
Crédito Imagens: AL-MT

Notícias Relacionados

ASSEMBLEIA DO SINPOL.  Recomposição de perdas salariais vai exigir mobilização, alertam sindicatos

ASSEMBLEIA DO SINPOL. Recomposição de perdas salariais vai exigir mobilização, alertam sindicatos

“A mobilização é fundamental para que o governo estadual deixe a retórica de que vai quebrar…
‘MEI’ PARA SERVIDORES  Após derrubar veto do governo, Assembleia promulga lei que beneficia 70 mil servidores

‘MEI’ PARA SERVIDORES Após derrubar veto do governo, Assembleia promulga lei que beneficia 70 mil servidores

Agora é lei em Mato Grosso o projeto de autoria do deputado estadual Lúdio Cabral (PT)…

Suporte ao cliente Betmaster: alcançando eficácia e disponibilidade

Suporte ao cliente no Betmaster: eficácia e disponibilidade Quando se trata de suporte ao cliente, a…