- maio 18, 2022
Sindicato dos policias de MT busca registro junto ao Ministério do Trabalho
Lideranças de representações da Polícia Civil da região Centro-Oeste se reuniram nesta quarta-feira (18), em Brasília, com o ministro do Trabalho e Previdência Social (MTE), José Carlos de Oliveira. Em pauta, a concessão de registro do Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil de Mato Grosso (Sinpol/MT) junto ao MTE. Mesmo tendo mais de 30 anos e uma trajetória marcada por conquistas, o sindicato ainda não possui registro junto ao Ministério do Trabalho.
O presidente do Sinpol/MT, Gláucio de Abreu Castañon, disse que a reunião foi extremamente importante para esclarecer dúvidas e apontar os meios legais para concessão da ‘Carta Sindical’.
“Já estamos tomando todas as medidas para que o nosso sindicato seja reconhecido de direito e de fato com entidade representativa da categoria profissional dos Investigadores de Mato Grosso. E essa reunião foi um bom impulso”, garantiu Gláucio.
Segundo a deputada federal professora Dorinha Seabra (TO), centenas de sindicatos continuam sem registro junto ao Ministério do Trabalho devido à burocracia do sistema. No caso das entidades policiais, a situação atinge várias representações sindicais. “É a maior categoria sem amparo do ponto de vista formal. Queremos contribuir em busca de uma solução”, explicou a deputada.
Participaram da reunião com o ministro, além do presidente do Sinpol, da deputada de Tocantins e do corpo técnico do Ministério, a presidente da Federação Interestadual de Policiais Civis das Regiões Centro-Oeste e Norte (Feipol-CON), Marcilene Lucena; o vice-presidente da Feipol-CON, Antônio da Costa e Silva Neto; e o líder sindical do Estado do Acre, Itamir Lima.