- janeiro 26, 2024
Posse no Sinpol-MT enfatiza valorização de investigadores, escrivães e delegados: “somos uma só polícia”
Independente de categorias ou sindicados, o trabalho unificado de investigadores, escrivães e delegados é fundamental para o sucesso das ações policiais. A defesa foi feita na noite de quinta-feira (25) durante a posse da nova diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso (Sinpol-MT), em Cuiabá. Além da diretoria executiva, foram empossados membros eleitos dos conselhos Deliberativo e Fiscal, Comissão de Ética, além de representantes da entidade em 9 subsedes.
Presidente reeleito do Sinpol-MT para o período 2024/2027, Gláucio de Abreu Castanõn, saudou a nova diretoria, destacou o trabalho da polícia como uma ‘escolha de vida em defesa da sociedade’ e fez uma avaliação sobre a importância das ações conjuntas das categorias.
Investigador da Polícia Civil há 22 anos e também advogado, Gláucio admitiu que mudou seu pensamento sobre a necessidade de um investigador ter, necessariamente, o curso de bacharel em Direito como requisito para ingressar na polícia. “Mudei este pensamento dentro do sindicato. Vi que a força da categoria na busca pela excelência na prestação de serviços está exatamente na multidisciplinariedade de formações. Somos investigadores, mas somos também biólogos, químicos, administradores, matemáticos. E isso faz toda a diferença na busca constante do aperfeiçoamento do trabalho de investigação policial”, reconheceu. Ele citou os crime cibernéticos para mostrar a importância das especializações que o trabalho de investigação exige. “Temos que sempre estar à frente da criminalidade. Isso exige uma polícia cada vez mais preparada'”, ponderou.
Presente na posse, a diretora-geral da Polícia Civil, delegada Daniela Maidel, também defendeu a necessidade de união das forças policiais na busca de conquistas para as categorias. Ela também reconheceu a ‘excelência’ do trabalho dos policiais civis em Mato Grosso. “O trabalho da Polícia Civil é reconhecido hoje em todo o país, mas não conquistamos isso apenas com melhoria de prédios, equipamentos, mas também pela formação dos profissionais que trabalham na polícia. São eles que fazem a diferença”, reconheceu.
Também presentes à solenidade de posse, a presidente do Sindicato dos Delegados de Mato Grosso (Sindepol-MT), delegada Maria Alice, e o presidente do Sindicato dos Escrivães (Sindepojuc-MT), Juliano Peterson, também enfatizaram a necessidade de união das categorias. Perterson lembrou da Lei Orgânica da Polícia Civil, aprovada e sancionada com vetos pelo presidente Lula em 2023. As categorias já anunciam mobilização nacional para derrubada de vetos.
O evento contou ainda com as presenças do presidente da Ager-MT, Luiz Alberto Nespolo; delegado José Lindomar, presidente da Associação Mato-grossense dos Delegados de Polícia (Amdepol-MT); Carmem Machado, presidente da Fesp-MT;, Regina Dessunte, presidente do Tribunal de Prerrogativas da OAB-MT; Getúlio Pedroso, Ouvidor-Geral da Defensoria Pública; vereador e investigador de Lucas do Rio Verde, Vladimir Mesquita, além representantes de deputados estaduais, federais e senadores.
Nova diretoria
O presidente da Comissão Eleitoral nomeada para conduzir o pleito, Wilton Brandi Hohlenwerger, conduziu o processo de posse, com o juramento dos eleitos. Ele destacou a lisura do processo eleitoral e desejou sucesso à nova diretoria. Trabalharam com ele Marli Fernandes Dias (vice – presidente), José Siplaki Neto e Jair Vieira Maia (membros).
A chapa executiva eleita tem a seguinte composição:
Gláucio de Abreu Castañon (presidente), Antônia Jannykelly Silva (vice), Arley Xavier de Oliveira (secretário-geral), Heleno Xavier de Oliveira (secretário-geral adjunto), Cleber de Souza Santos (diretor financeiro), Marcos Roberto Spengler (diretor financeiro adjunto), Pedro Paes da Silva Filho (diretor de cultura, esporte e lazer), Jean Paulo Miranda Soares (diretor de cultura, esporte e lazer adjunto), Janete Maria de Oliveira (diretora de assuntos dos aposentados e pensionistas) e Auribela Maria de Souza Carmo (diretora de assuntos dos aposentados e pensionistas adjunto).
Integram o Conselho Deliberativo: Ramires Chateubriand Dias, Santhiago Marcondes Santos Soares, Jussiê Francisco Brito da Silva e Jonas de Oliveira Almeida.
Intregam o Conselho Fiscal: Alexandre Reis Bregunci, Marcia Vieira de Oliveira, Weverson Vieira de Oliveira, Adilson Cortez da Silva, André Bressan Vieira e Claudinor Messias Rodrigues.
Integram Comissão de Ética e Disciplina: Clarito Nunes de Moraes Júnior, Gleimater de Souza Camilo, Fábio Minas Novas, Andressa de Almeida Azevedo e Marle Paulo de Assunção.
Eleitos nas Subsedes
Água Boa: Alessandro da Mata Araújo
Alta Floresta: Joelton Venâncio da Silva
Barra do Garças: Edsinomar Maciel Gonçalves
Cáceres: Sérgio Mário Pereira
Juína: Alex Sandro Lozano
Pontes e Lacerda: Djande dos Santos Souza
Rondonópolis: Aparecido Flores de Souza
Sinop: Cleverson de Souza Hanse
Tangará da Serra: Maria Aparecida Rodrigues Sabará