- janeiro 21, 2016
Governo acata Fórum Sindical e não mexerá no calendário de pagamento
O governador Pedro Taques recuou e não vai mexer no calendário de pagamento dos servidores, conforme tinha anunciado em dezembro do ano passado. O pagamento continuará a ser feito no último dia do mês. A garantia foi dada na manhã desta terça-feira (19/01), durante reunião com representantes do Fórum Sindical. O Fórum congrega 23 sindicatos que representam os servidores públicos estaduais. O governador garantiu também que o 13º salário continuará a ser pago no mês de aniversário do servidores.
Alegando dificuldades financeiras, devido a crise econômica que atinge o país, no final do ano passado, o governo divulgou que pretendia alterar a data de pagamento para o dia 10 do mês subseqüente, assim como pagar o décimo apenas no final do ano. A reação contrária dos servidores foi imediata, considerando os prejuízos causados na vida de cada um, como por exemplo, atrasos nas contas a serem pagas.
O Fórum Sindical passou a pressionar o governo e a manter reuniões consecutivas para debater o assunto. Os sindicatos também começaram a mobilizar as categorias contra a idéia do governo, com ameaça de protestos e greve. Uma grande mobilização já estava agendada para a próxima segunda-feira, dia 25.
Durante a reunião desta terça-feira, o Governo do Estado informou, também, que o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) de 2016 será definida em nova reunião, sem data definida. Pedro Taques disse que quer manter reuniões mensais com o Fórum para debater assuntos relativos ao funcionalismo.
Vale lembrar que o resquício do RGA de 2015, outra reivindicação do Fórum, já havia sido garantido por Taques em reunião anterior para ser paga até o dia 10 de fevereiro.
A RGA segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que no ano passado foi de pouco mais de 11%, e deve ser paga em maio. Em 2015, o governo dividiu a RGA em duas vezes, pagamento a primeira parcela em maio e a segunda em outubro.
SIAGESPOC-MT
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis Investigadores de Mato Grosso – SIAGESPOC-MT e representante do Fórum Sindical, Cledison Gonçalves de Souza, classificou o anuncio do governo como uma vitória dos servidores públicos, mas o Fórum continuará mobilizado.
“Valeu a presença e a postura do Fórum Sindical. Lutamos para garantir os direitos dos servidores e vencemos. Mudanças trariam grandes perdas aos trabalhadores do Estado de Mato Grosso, e isso não podemos aceitar. Agora continuamos mobilizados para garantir a reposição das perdas inflacionárias, do qual também não abrimos mãos e que é nosso maior objetivo no momento”, destacou Cledison.
Vitória dos servidores Fonte: Siagespoc – MT
Edição: Siagespoc – MT
Crédito Imagens: Siagespoc – MT