• janeiro 21, 2016

Governo acata Fórum Sindical e não mexerá no calendário de pagamento

Governo acata Fórum Sindical e não mexerá no calendário de pagamento

 

 O governador Pedro Taques recuou e não vai mexer no calendário de pagamento dos servidores, conforme tinha anunciado em dezembro do ano passado. O pagamento continuará a ser feito no último dia do mês. A garantia foi dada na manhã desta terça-feira (19/01), durante reunião com representantes do Fórum Sindical. O Fórum congrega 23 sindicatos que representam os servidores públicos estaduais. O governador garantiu também que o 13º salário continuará a ser pago no mês de aniversário do servidores. 
 
Alegando dificuldades financeiras, devido a crise econômica que atinge o país, no final do ano passado, o governo divulgou que pretendia alterar a data de pagamento para o dia 10 do mês subseqüente, assim como pagar o décimo apenas no final do ano. A reação contrária dos servidores foi imediata, considerando os prejuízos causados na vida de cada um, como por exemplo, atrasos nas contas a serem pagas. 
 
O Fórum Sindical passou a pressionar o governo e a manter reuniões consecutivas para debater o assunto. Os sindicatos também começaram a mobilizar as categorias contra a idéia do governo, com ameaça de protestos e greve. Uma grande mobilização já estava agendada para a próxima segunda-feira, dia 25. 
 
Durante a reunião desta terça-feira, o Governo do Estado informou, também, que o  pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) de 2016 será definida em nova reunião, sem data definida. Pedro Taques disse que quer manter reuniões mensais com o Fórum para debater assuntos relativos ao funcionalismo. 
 
Vale lembrar que o resquício do RGA de 2015, outra reivindicação do Fórum, já havia sido garantido por Taques em reunião anterior para ser paga até o dia 10 de fevereiro.
 
A RGA segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que no ano passado foi de pouco mais de 11%, e deve ser paga em maio. Em 2015, o governo dividiu a RGA em duas vezes, pagamento a primeira parcela em maio e a segunda em outubro.
 
SIAGESPOC-MT
 
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis Investigadores de Mato Grosso – SIAGESPOC-MT e representante do Fórum Sindical, Cledison Gonçalves de Souza, classificou o anuncio do governo como uma vitória dos servidores públicos, mas o Fórum continuará mobilizado.
 
“Valeu a presença e a postura do Fórum Sindical. Lutamos para garantir os direitos dos servidores e vencemos. Mudanças trariam grandes perdas aos trabalhadores do Estado de Mato Grosso, e isso não podemos aceitar. Agora continuamos mobilizados para garantir a reposição das perdas inflacionárias, do qual também não abrimos mãos e que é nosso maior objetivo no momento”, destacou Cledison. 
 
 
 
 
 
 

Vitória dos servidores Fonte: Siagespoc – MT
Edição: Siagespoc – MT
Crédito Imagens: Siagespoc – MT

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…