- abril 2, 2018
SIAGESPOC COBRA MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA IPC’S EM CASTANHEIRA
A presidente, Edleusa Mesquita, o vice presidente, Gláucio Castañon, e o membro do Conselho Deliberativo, Michael Soares, do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso – Siagespoc, viajaram a Castanheira, município situado a 790 km ao norte de Cuiabá, para vistoriar as instalações da delegacia de Polícia e conhecerem as condições de trabalho dos investigadores que atuam naquela cidade.
Edleusa Mesquita informou que não gostou do que viu, porque falta estrutura ao prédio onde funciona a delegacia, as instalações são precárias e inadequadas, os veículos apreendidos ficam depositados na rua, e a janela da cela permite contato do preso com quem transita pela rua, o que deixa os policiais em situação de risco.
A delegacia de Castanheira é uma unidade totalmente vulnerável à integridade física do investigador de Polícia, disse.
Contudo, a sobrecarga de trabalho dos investigadores é um dos detalhes mais graves no município, conforme sua avaliação. Apenas três investigadores atuam em Castanheira, que tem cerca de oito mil habitantes, situação que penaliza os policiais quanto à jornada de trabalho.
Como uma das preocupações da diretoria do sindicato é zelar pela integridade física do investigador, ela conversou e encaminhou um documento ao Delegado Regional de Juína (ao qual Castanheira está circunscrita), pedindo providências quanto à sobrecarga do serviço que recai sobre o investigador, exigindo que o Estatuto da Polícia Civil seja cumprido.
Ela disse que quando o Estado não está presente no município, cabe à prefeitura entrar em ação, principalmente porque é interesse do município manter uma delegacia de Polícia funcionando. É esta a razão pela qual Edleusa também fez uma visita à prefeita Mabel, de Castanheira, e pediu-lhe apoio para melhorar as condições físicas da delegacia.