• abril 5, 2018

SIAGESPOC AGE POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO DE IPC’S

SIAGESPOC AGE POR MELHORES  CONDIÇÕES DE TRABALHO DE IPC’S

Uma reunião da Diretoria do Siagespoc com representantes da Procuradoria Geral de Justiça de Mato Grosso – PGJ-MT foi a primeira iniciativa resultante da visita dos dirigentes sindicais a cinco Delegacias de Polícia de municípios do norte do Estado esta semana. É que os problemas na unidades do interior são tão graves e antigos, que uma ajuda extra em busca de soluções é considerada urgentemente necessária.

Esta afirmação é do vice presidente, Gláucio Castañon, que, ao lado da presidente, Edleusa Mesquita, participou da conversa com os promotores Arnaldo Justino da Silva e Reinaldo Rodrigues de Oliveira.

A baixa qualidade das condições de trabalho imposta aos investigadores, que é quase uma regra nessas delegacias, foi relatada em detalhes aos integrantes do Ministério Público Estadual, que ficaram sensibilizados com a situação e prometeram agir. Em muitas unidades a carga horária é excessiva, o efetivo é abaixo do necessário, e as condições de trabalho são insalubres.

Uma grande parte dessas delegacias conta com pouca gente para cumprir a escala de plantão e até mesmo para fazer a guarda patrimonial e dos prédios. São unidades com apenas dois ou três investigadores, efetivo considerado insuficiente, conforme determina a Lei Complementar 407, ou seja, abaixo do número mínimo necessário para cumprir a escala de plantão de 24hs x 72 hs.

Outra carência apontada é a falta de condições físicas das delegacias. A maioria delas não tem muro, a janela da cela permite comunicação com a rua, e estão instaladas em prédios sem um mínimo de segurança exigido. As condições físicas das instalações são muito precárias, e o efetivo fica abaixo do mínimo, o que obriga o policial a arcar com uma sobrecarga de trabalho excessiva.

Castañon afirmou que o plano de trabalho do sindicato é fazer-se presente em qualquer sub sede, sempre e onde houver um sindicalizado precisando de apoio.

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…