• março 23, 2016

Governo não tem posicionamento sobre o RGA dos servidores

Governo não tem posicionamento sobre o RGA dos servidores
O Governo do Estado ainda não tem definição sobre a concessão do Reajuste Geral Anual (RGA) 2016, que deve, por lei, ser pago integralmente em maio. 
 
Em reunião com o Fórum Sindical na segunda-feira, dia 21, os secretários de Estado de Fazenda, Paulo Brustolin, e o de Gestão, Júlio Modesto voltaram a apresentar os mesmos cenários de dificuldade econômica nacional que impõem maior rigor nas contas de Mato Grosso, apesar de o Estado ter contribuído, segundo eles, com 15 bilhões para a balança comercial brasileira. 
 
Cobrados por mais transparência nos números do Estado eles remarcaram a apresentação para a primeira semana de abril. 
 
Esta foi a sétima reunião entre o Fórum Sindical e a equipe econômica do governo nos últimos três meses, sempre para debater o mesmo assunto: o calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais. Mais uma vez, os representantes sindicais não obtiveram uma resposta concreta do governo sobre o RGA. 
 
De acordo com Júlio Modesto, assim como disse o governador Pedro Taques em janeiro ao Fórum Sindical, “cada dia com sua agonia”.  Os secretários disseram que é preciso esperar abril para que a equipe econômica possa ter uma avaliação sobre como será o comportamento  das contas públicas nesse primeiro trimestre do ano, para então tentar fazer uma projeção de calendário desses pagamentos de forma mais apurada. 
 
“Definir alguma data agora seria imprudência. É preciso avaliar os esforços que podem ser feitos, ainda que diante de uma lição de casa dura imposta pelo Governo Federal de diminuir despesas e contribuir mais com a União”, declarou Modesto.
 
Essa demora em encontrar soluções para os pagamentos, segundo os sindicalistas, causa estranheza, uma vez que os números totais do Governo do Estado ainda não foram apresentados de forma ampla e transparente como sempre é solicitado em todas as reuniões com o Fórum e como foi prometido pelo próprio governador Pedro Taques. 
 
Ainda no mês de janeiro deste ano, o governador Pedro Taques e sua equipe econômica apresentaram uma série de medidas de seriam tomadas, buscando incrementar as receita estadual e assim garantir os direitos salariais do funcionalismo, mas, até agora, passados quase três meses, o governo não mostrou se estas medidas estão sendo implementadas e se já deram algum resultado. 
 
A preocupação dos sindicalistas agora é com relação ao tempo para uma resposta concreta. Com a demora, os servidores não conseguem ter a tranquilidade de planejar seus gastos financeiros. 

O temor dos servidores é o risco de ter novamente o RGA parcelado como ocorreu em 2015. 

Calendário
 
Em relação a publicação e divulgação do calendário de pagamento para o ano de 2016, o Governo disse que não será publicado e que o tema será discutido mês a mês. 
 
Uma nova reunião do Fórum Sindical com o Governo está marcada para o mês de abril. 
 

Estado ameaça não conceder o reajuste em maio Fonte: Sintap-MT
Edição: Siagespoc – MT
Crédito Imagens: G-Com MT

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…