- maio 15, 2018
LEGISLATIVO FAZ HOMENAGEM ÀS POLICIAIS CIVIS
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou sessão solene nesta segunda-feira (14) para homenagear as mulheres policiais civis, com a concessão de Moção de Congratulações a algumas delas, por iniciativa do deputado Guilherme Maluf (PSDB). É dele também a proposta de uma lei complementar que cria o Dia da Mulher Policial Civil, que passaria a ser comemorado todo dia 14 de maio.
A presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso – Sinpol-MT, Edleusa Mesquita, disse ter-se sentido honrada com a distinção, e que considera tal decisão como uma forma de se fazer justiça às mulheres policiais. Afinal, conforme analisou, hoje em dia um terço (1/3) do efetivo da Polícia Civil de Mato Grosso é composto por mulheres – incluindo delegadas, investigadoras e escrivãs, que somam 1.244, na ativa e aposentadas.
Contudo, embora tenha gostado da homenagem, Edleusa afirmou que o sentimento de gratidão das policiais será muito mais efetivo depois que o Governo do Estado homologar a lei que concede aposentadoria especial à mulher policial após 25 nos de trabalho. Mato Grosso é um dos estados da Federação que ainda não legalizou esta Lei (144/2014).
Antes tarde do que nunca que a mulher policial civil seja lembrada como profissional que atua na segurança pública, ajudando a administrar Mato Grosso. “Eu vejo que existe uma quebra de paradigma, uma mudança na estrutura da Polícia Civil, em que a sensibilidade da mulher e a sua determinação em relação às atividades desenvolvidas tanto dentro quanto fora da Instituição, faz com que nós nos destaquemos, com um comprometimento cada vez maior”, disse.
O evento contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Gustavo Francisco Garcia, delegada geral adjunta da PJC, Silvia Pauluzi, presidente do Sindicato dos Delegados, Wagner Bassi Junior, presidente da Associação dos Delegados, José Lindomar Costa, presidente do Sindicato dos Investigadores, Edleusa Mesquita, presidente do Sindicato dos Escrivães, David Padilha Nogueira, além de policiais das três carreiras.
Garcia destacou a importância das mulheres nas unidades policiais. “Hoje elas estão presentes em todas as unidades e aptas a desempenhar qualquer atribuição. Eu tenho orgulho do trabalho que elas realizam no dia a dia e espero que mais mulheres ingressem na instituição e que continuem tornando a Polícia Civil cada dia mais especializada”, afirmou.
Já o deputado Guilherme Maluf afirmou que a homenagem as mulheres policiais civis é uma questão de justiça, e considerou que “nada mais justo do que as policiais civis terem uma data para comemorar suas conquistas”, numa alusão à criação do Dia da Policial. “Será uma data em que a sociedade irá reconhecer e valorizar o trabalho das policiais civis”, completou.
Foto: Ângelo Varela