• maio 10, 2015

Segurança inicia segunda etapa do projeto Trote Zero

Segurança inicia  segunda etapa do projeto Trote Zero

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o grupo de teatro Cena Onze, iniciam nesta terça-feira (12.05) a segunda etapa do projeto “Trote Zero”, que tem como objetivo conscientizar os jovens estudantes das escolas públicas estadual e municipal de Cuiabá e Várzea Grande sobre as consequências dos trotes aos números de emergência da Segurança Pública.

A parceria vai levar até as escolas uma peça de teatro encenada por atores do grupo Cena Onze para despertar a conscientização da garotada. A primeira apresentação será às 8h30, no anfiteatro da Escola Estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá, e irá reunir estudantes das escolas Alcebíades Calhau, Maximiano da Cruz e Malik Didier. De acordo com levantamentos feitos pelo Ciosp, de janeiro ao último dia 8 de maio deste ano, foram registrados 386,761 mil ligações. Desse total, 324,790 mil foram trotes, sendo que 18,312 feitos por crianças e 18.569 mil por adultos.

No mesmo período do ano passado, a central recebeu 25.418 mil trotes de crianças e 14.892 de adultos, de um total de 286.408 mil ligações. Para o coordenador do Ciosp, coronel PM Joelson Sampaio, o principal foco do projeto é conscientizar adolescentes e crianças da nocividade do trote. “E o quanto isso atrapalha o serviço na Central de Emergência do Ciosp, sendo por diversas vezes empregado viaturas e guarnições da força de segurança para atender chamadas falsas deixando quem realmente precisa a mercê”.

Na primeira etapa do projeto, os estudantes visitaram o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), conheceram as instalações do local, que recebe 24 horas as ligações de emergência dos números 190, 193 e 197, além de participarem de uma palestra educativa ministradas por servidores do Ciosp. Além do Liceu Cuiabano, a peça irá percorrer mais nove escolas até o final do mês de maio. Confira o cronograma das apresentações: 14/05 – 08h30: Escola Professor João Crisóstomo – Dr. Fábio (Cuiabá) 18/05 – 14h30: Escola Sarita Baracat – Parque do Lago (Várzea Grande) 19/05 – 14h30 – Escola Osmar Cabral – Osmar Cabral (Cuiabá) 20/05 – 8h30 – Escola M. Lenine de C. Póvoas – Jardim União (Cuiabá) 21/05 – 14h30 – Escola Leovegildo de Melo – Choab Jaime Campos (Várzea Grande) 25/05 – 8h30 – Escola Oscar da Costa Ribeiro – São Matheus (Várzea Grande) 26/05 – 8h30- Escola Juvenilha Monteiro Oliveira – Engordador (Várzea Grande) 28/05 – 8h30 – Escola Benedito de Carvalho – Cuiabá 29/05 – 8h30 – Escola Davi Mayer – Varzea Grande

CONSCIENTIZAÇÃO Objetivo é conscientizar os estudantes das escolas públicas estadual e municipal de Cuiabá Fonte: Assessoria
Edição: 10/05/2015
Crédito Imagens: Arquivo

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…