- junho 10, 2016
FÓRUM SINDICAL VÊ AVANÇO EM NEGOCIAÇÃO COM GOVERNO
Os sindicalistas que compõem o Fórum Sindical não ficaram satisfeitos com a primeira proposta do Governo, muito menos com a segunda, nem tampouco com a terceira. A avaliação é de Cledison Gonçalves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil de Mato Grosso – Siagespoc, ao analisar o movimento grevista que paralisou por tempo indeterminado o funcionalismo público de Mato Grosso.
Ele avaliou, contudo, que a cada nova proposta o governo avança um pouco mais no sentido de atender à reivindicação dos grevistas, que é receber a integralidade da Reposição Geral Anual – RGA cujo índice é 11,28%. A proposta feita hoje, segundo Clédison, “está mais perto da realidade, mas o Fórum ainda discute uma posição unificada para depois consultar as bases, antes de encaminhar uma resposta ao Governo”.
A proposta apresentada pela equipe econômica do Governo mantém a disposição de pagar 6% da RGA e acena com uma novidade: parcelar os outros 5,28% de perdas salariais. Este pagamento seria feito da seguinte forma: 2% em setembro de 2016; 2% em janeiro de 2017; e 2% em abril de 2017, totalizando 6% parcelado conforme sugestão anterior, enquanto que o retroativo desse período será pago nos meses de maio, junho e julho de 2017.
Quanto à diferença de 5,28%, seu pagamento fica condicionado à baixa do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, a um percentual menor de 49%. Isso quer dizer que o pagamento desta diferença vai depender do aumento de arrecadação do Governo, sempre retroativo a maio de 2016.
O Fórum se reuniu no período vespertino, para deliberar sobre a proposta do Governo, mas não se chegou a nenhum consenso. Embora alguns sindicalistas reconheçam que houve avanço nas negociações, não houve consenso quanto à aceitação dos termos colocados pela equipe do governo. Segundo Cledison Gonçalves, até a próxima segunda-feira deverá ser definida uma resposta à proposta do Governo. Enquanto isso, a greve continua.
GREVE GERAL A posição da maioria dos sindicalistas é de que a última proposta do Governo chegou perto daquilo que os grevistas pleiteiam Fonte: Siagespoc – MT
Edição: 10.06.2016
Crédito Imagens: