- junho 15, 2018
SINPOL-MT DESTACA AÇÃO DE IPC’S QUE AJUDARAM A SALVAR CRIANÇA
A diretoria do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso – Sinpol-MT fez questão de elogiar hoje (15) o trabalho dos policiais civis que atuaram no caso da bebê índia que foi enterrada viva no município de Canarana, no leste mato grossense (837 km de Cuiabá), e cuja ocorrência foi noticiada a nível nacional há cerca de duas semanas.
No entender da presidente do Sinpol-MT, Edleusa Mesquita, o mais importante é saber que uma vida foi salva, e mais uma vez contando com a ajuda de integrantes da Polícia Civil.
O caso aconteceu há dez dias, quando os policiais civis de Canarana receberam uma denúncia de que um recém nascido tinha sido enterrado no quintal de uma residência. Assim que localizaram a cova, eles se surpreenderam ao desenterrar uma criança com sinais vitais, mesmo depois de ter permanecido várias horas sob a terra.
O investigador Dicson Danillo Moura foi quem desenterrou e ouviu a bebê gemer, percebendo que ela estava viva. Esta constatação mudou o rumo da ocorrência, pois os policiais civis e militares, que haviam chamado uma equipe do IML, passaram a esperar uma ambulância para realizar o salvamento de uma recém nascida em estado grave.
A assessora técnica da presidência da Santa Casa de Misericórdia, Érica Carvalho, disse hoje que o estado da criança, da etnia Kamayurá, é grave, porém estável. Ela afirmou ainda que a garotinha é uma criança forte e está reagindo bem ao tratamento.
Edleusa Mesquita disse que o sindicato vai propor uma homenagem aos investigadores que participaram do salvamento. Além de Dicson Danillo, também Patrícia Gouveia Franco e Henderson Gustavo Reckziegel participaram daquela ação.