• junho 20, 2018

SINPOL-MT E ACADEPOL SÃO PARCEIROS EM CURSO DE MANUTENÇÃO DE ARMAS

SINPOL-MT E ACADEPOL SÃO PARCEIROS EM CURSO DE MANUTENÇÃO DE ARMAS

Antes, o policial lotado no interior tinha que vir à Capital sempre que queria realizar um curso; hoje, é a Acadepol que vai aos municípios do interior para capacitar os policiais.

Esta é a característica mais importante do Curso de Manutenção de Armas, que acaba de ser realizado pela Academia da Polícia Civil de Mato Grosso – Acadepol em Rondonópolis (210 km de Cuiabá), segundo avaliação da presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso – Sinpol-MT, Edleusa Mesquita.

Ela atribuiu ao Delegado Carlos Fernando da Cunha Costa a responsabilidade por realizar uma gestão que chamou de “visionária” à frente da Acadepol. E afirmou que o delegado e sua equipe conseguiram formar uma equipe eficiente, inclusive para a realização de cursos como este, atendendo a um setor que ela considera carente de capacitações cada vez mais avançadas.

A presidente do Sinpol-MT garantiu ainda que a diretoria da entidade sempre será parceira em iniciativas semelhantes, “porque sabemos da necessidade dos policiais em conhecerem de manutenção de armas, que é um dos nossos instrumentos de trabalho que não pode falhar”, segundo frisou. E prometeu apoio na realização de novas etapas desse curso nas demais regionais.

Para o diretor da Acadepol, com a descentralização dos cursos, é possível atender aos policiais lotados em regiões distantes da capital, ampliar a possibilidade de participação de um maior número deles, evitar gastos com viagens e manutenção, e proporcionar uma qualificação ao policial em seu próprio local de trabalho.

Ele destaca também que a capacitação de policiais do interior evita que uma arma defeituosa tenha de ser encaminhada à capital, onde será analisada, e, em seguida, ser definido o defeito ou qual peça deva ser adquirida; o passo seguinte é esperar a peça chegar para a realização da substituição, para só então a arma ser devolvida à sua origem.

O delegado Carlos Cunha também considerou importante a parceria com o Sinpol-MT, que tem sido fundamental no trabalho de descentralização dos cursos, num momento em que o Governo não dispõe de recursos. “Se não fosse essa cooperação com o sindicato, nada disso estaria acontecendo”, admitiu.

Dos quatro cursos já realizados, este é o terceiro em municípios do interior. O próximo curso de manutenção de armas será realizado na capital, em data ainda a ser definida, destinado aos policiais da Diretoria Metropolitana, segundo informou.

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…