- agosto 24, 2016
DGPC exige que Taurus troque armas com defeito
O aumento do número de reclamações de defeitos da pistola Taurus modelo PT 24/7 calibre ponto 40 (usada pelos policiais civis) foi um dos temas abordados hoje por Cledison Gonçalves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil de Mato Grosso – Siagespoc, em entrevista concedida ao repórter Luiz Mário Nascimento, da Rádio A Voz do Oeste.
Ele revelou que ouviu do responsável pelo Departamento de Armas da Polícia Civil que o lote de armamento adquirido recentemente da Taurus teve um alto índice de falhas, e afirmou que certamente há um descaso visível da indústria Taurus no controle de qualidade desse produto, porque é inconcebível que apenas um lote de armas apresente tantas falhas de funcionamento.
Outra questão mencionada por Cledison Gonçalves diz respeito ao fato dessas armas não terem peças de reposição. “E devemos lembrar ainda que essas pistolas, fornecidas aos policiais da Polícia Civil, demoram muitas vezes até 20 anos para serem substituídas”, alertou. “Um defeito frequente, devido ao longo tempo de uso, é o ‘cansaço’ da mola do carregador, que faz com que a munição atravesse a câmara e trave a pistola, impedindo o disparo da munição”.
O sindicalista lembrou relatos de episódios verificados no interior do Estado, em municípios que enfrentam ataques da modalidade Novo Cangaço, com 30 a 40 bandidos fortemente armados, e o policial tendo de enfrentar tais situações portando apenas uma pistola e além de tudo correndo o sério risco de ver sua arma falhar na hora ‘H’”.
Em reunião mantida com o Diretor Geral da Polícia Civil, delegado Rogério Modelli, o presidente do Siagespoc disse que ouviu dele que já estão sendo relacionados os lotes de pistolas que apresentaram defeito, para serem devolvidas à Taurus, com a recomendação de que a indústria providencie a reposição dessas armas.
Ele também informou que voltou a sugerir que na próxima licitação sejam convidadas empresas americanas, austríacas e israelenses, empresas que tenham know how em fabricação de armamentos, principalmente no quesito qualidade.
FALHA GRAVE De acordo com o presidente do Siagespoc, a Diretoria da Polícia Civil vai agir para resolver o problema das pistolas com imperfeições Fonte: Siagespoc – MT
Edição: 24.08.2016
Crédito Imagens: Luiz Cesar de Moraes