• novembro 3, 2016

SINDICATOS QUEREM COBRAR JUROS SOBRE ATRASO SALARIAL

SINDICATOS QUEREM COBRAR JUROS SOBRE ATRASO SALARIAL
“O Fórum Sindical não está de braços cruzados; nós buscamos a legitimidade para acionar judicialmente o governo, pleiteando o pagamento dos juros referentes aos dez dias de atraso salarial”. Essa é a explicação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil de Mato Grosso – Siagespoc, Cledison Gonçalves, sobre o encontro dos presidentes dos sindicatos dos servidores públicos ocorrido hoje.
 
Os dirigentes sindicais discutiram a melhor forma de exigir do Governo o pagamento dos juros sobre o atraso de salários, tendo concluído por cobrar providências do Tribunal de Contas,  Ministério Público Estadual e Tribunal de Justiça com relação ao atraso do pagamento dos servidores públicos estaduais.
 
Ele lembrou que há mais de 20 anos o funcionalismo público tem recebido salários no último dia útil de cada mês, mas o governo Taques mudou o calendário repentinamente, sem discutir o assunto com os sindicatos. “Por ocasião da negociação da RGA, o governo argumentou que se pagasse a reposição atrasaria o pagamento dos salários; mas ele não só parcelou a RGA, que era de 11, 54%, e vai pagar apenas 7,54%, como passou a atrasar o pagamento dos salários”.
 
O presidente do Siagespoc afirmou que os atrasos de salários tem causado transtorno ao servidor, porque todos tinham compromissos programados para os dias 3, 4 e 5, e hoje o pagamento sai só dia 10. “Isso quer dizer que nós estamos pagando juros no decorrer desses meses em que os atrasos passaram a ser uma constante, mas o governo não está preocupado em ressarcir esses juros ao funcionalismo”. 
 

A decisão de buscar apoio nos Poderes, conforme disse Cledison, se baseia no fato desses órgãos terem a função de fiscalizar o Governo, e por esta razão serem legalmente capazes de orientar o Fórum quanto ao melhor caminho para acionar o governo na Justiça e fazê-lo arcar com os prejuízos infligidos aos servidores. “Há uma revolta por parte dos presidentes de sindicatos, visto que além não recebermos a RGA, nós não estamos recebendo nossos salários em dia”, afirmou. 

FÓRUM SINDICAL Reunidos em assembleia, dirigentes sindicais buscam forma de exigir que Governo Taques pague juros sobre salários atrasados Fonte: Luiz Cesar de Moraes
Edição: 03.11.2016
Crédito Imagens:

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…