- novembro 3, 2016
SINDICATOS QUEREM COBRAR JUROS SOBRE ATRASO SALARIAL
“O Fórum Sindical não está de braços cruzados; nós buscamos a legitimidade para acionar judicialmente o governo, pleiteando o pagamento dos juros referentes aos dez dias de atraso salarial”. Essa é a explicação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil de Mato Grosso – Siagespoc, Cledison Gonçalves, sobre o encontro dos presidentes dos sindicatos dos servidores públicos ocorrido hoje.
Os dirigentes sindicais discutiram a melhor forma de exigir do Governo o pagamento dos juros sobre o atraso de salários, tendo concluído por cobrar providências do Tribunal de Contas, Ministério Público Estadual e Tribunal de Justiça com relação ao atraso do pagamento dos servidores públicos estaduais.
Ele lembrou que há mais de 20 anos o funcionalismo público tem recebido salários no último dia útil de cada mês, mas o governo Taques mudou o calendário repentinamente, sem discutir o assunto com os sindicatos. “Por ocasião da negociação da RGA, o governo argumentou que se pagasse a reposição atrasaria o pagamento dos salários; mas ele não só parcelou a RGA, que era de 11, 54%, e vai pagar apenas 7,54%, como passou a atrasar o pagamento dos salários”.
O presidente do Siagespoc afirmou que os atrasos de salários tem causado transtorno ao servidor, porque todos tinham compromissos programados para os dias 3, 4 e 5, e hoje o pagamento sai só dia 10. “Isso quer dizer que nós estamos pagando juros no decorrer desses meses em que os atrasos passaram a ser uma constante, mas o governo não está preocupado em ressarcir esses juros ao funcionalismo”.
A decisão de buscar apoio nos Poderes, conforme disse Cledison, se baseia no fato desses órgãos terem a função de fiscalizar o Governo, e por esta razão serem legalmente capazes de orientar o Fórum quanto ao melhor caminho para acionar o governo na Justiça e fazê-lo arcar com os prejuízos infligidos aos servidores. “Há uma revolta por parte dos presidentes de sindicatos, visto que além não recebermos a RGA, nós não estamos recebendo nossos salários em dia”, afirmou.
FÓRUM SINDICAL Reunidos em assembleia, dirigentes sindicais buscam forma de exigir que Governo Taques pague juros sobre salários atrasados Fonte: Luiz Cesar de Moraes
Edição: 03.11.2016
Crédito Imagens: