• novembro 30, 2018

DGPC: INTEGRANTES DA LISTA TRÍPLICE EXPÕEM PROPOSTAS À IPC’S E EPC’S

DGPC: INTEGRANTES DA LISTA TRÍPLICE EXPÕEM PROPOSTAS À IPC’S E EPC’S

A eleição da lista tríplice, que indica ao governador os candidatos mais cotados para a diretoria da Polícia Judiciária Civil, só passará a ser eminentemente democrática a partir do momento em que levar em conta também os votos dos investigadores e escrivães. Caso contrário, este processo continuará sendo imposto por uma pequena minoria em detrimento da vontade de uma grande maioria do efetivo da entidade.

Esta é a opinião compartilhada pelos investigadores e escrivães de polícia que participaram, nesta quinta-feira (29), na sede do Sinpol-MT, da reunião com dois delegados que compõem a lista tríplice a ser levada ao futuro governador do Estado.

O escrivão Juliano Peterson, que é vice-presidente do sindicato dos Escrivães de Mato Grosso – Sindepojuc, disse que a reunião foi o momento adequado para os candidatos exporem suas ideias, inclusive com sinalizações sobre a concessão de comando aos escrivães e investigadores em determinados setores da PJC, que é uma das principais propostas dos sindicatos.

Ele afirmou que esta iniciativa é uma demonstração de unidade de propósitos entre as duas entidades sindicais, em decisões que afetam o futuro da instituição. “É o mesmo que dizermos: olha, nós estamos aqui e queremos participar. A instituição também é nossa, e por isso nós não podemos ficar alijados do processo. Vivemos um período de grande importância para a nossa história, e a Polícia Civil precisa evoluir”.

Peterson se referia à reclamação das duas classes da Polícia Civil (Investigadores e Escrivães) que reivindicam há anos o direito de participarem da eleição do delegado geral, tal como ocorre hoje na escolha do reitor nas universidades brasileiras.

O plano de gestão do delegado Vítor Hugo Teixeira (37), com 12 anos de polícia, titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes – DRE, está voltado para a gestão de pessoas, como a valorização e o reconhecimento do trabalho do servidor. Ele propõe uma gestão participativa e democrática, com cursos continuados na Acadepol, e uma corregedoria que além de punitiva, seja mais orientativa, dando mais segurança aos policiais.

Já o candidato Jefferson Chaves (48), com 17 anos de polícia, que hoje é ouvidor setorial da PJC, quer enaltecer as ações que busquem a melhoria da imagem da instituição com operações de inteligência, investigação sincronizada, e também de marketing; ele promete lutar por concurso público permanente, para a reposição das vagas na instituição; e está disposto a realizar estudos acerca do sobreaviso, pagamento de horas extras e alimentação dos plantonistas.

A proposta mais importante dele, porém, é padronizar a remoção de policiais civis e definir plantões regionalizados pelo sistema audiovisual de vídeo conferência em tempo real, para economia de gente, tempo e dinheiro. “O nosso maior problema, são os recursos humanos; é preciso fazer mais com menos. Como o governo quer isso, nós já estamos adequando as nossas metas aos planos do futuro governo que toma posse em 1º de janeiro”, pontuou.

A presidente do Sinpol-MT, Edleusa Mesquita, disse que a reunião foi uma iniciativa do Sinpol e do Sindepojuc, frente ao fato de que quem for representar a Polícia Civil, não representará apenas os delegados, mas também um enorme grupo de investigadores e escrivães. “As decisões que forem tomadas pelo delegado geral atingirão também a ponta, que somos nós”.

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…