- dezembro 11, 2018
CONVÊNIO SINPOL-MT E SICREDI PREVÊ BENEFÍCIOS PARA SINDICALIZADOS
A Diretoria do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso – Sinpol-MT assinou hoje (11) um termo de cooperação com o Sistema de Crédito Cooperativo – Sicredi, que resultará em vantagens para os sindicalizados. Trata-se de uma parceria que prevê o atendimento diferenciado dos sindicalizados do Sinpol-MT em 110 agências do Sicredi localizadas em Cuiabá e no interior do Estado.
A presidente do Sinpol-MT, Edleusa Mesquita, definiu este convênio como mais uma iniciativa em favor do sindicalizado, uma vez que agora os investigadores terão acesso à educação financeira, o que, em última análise, concorre para a melhoria da qualidade de vida de todos. Além disso, o acordo também prevê a portabilidade e permite um contato mais próximo do sindicalizado com o gerente da agência Sicredi mais próxima.
O termo de cooperação foi assinado pelo presidente daCentral Sicredi Centro Norte, João Carlos Spenthof, e pelos diretores doSinpol-MT.
Para o presidente João Spenthof, o acordo prevê o fornecimento de crédito, atendimento personalizado nas agências Sicredi, permite a portabilidade de crédito de outras instituições financeiras, incluindo consignados; e a participação dos investigadores na vida social da cooperativa.O sindicalizado passa a ter direito a voto e pode ser eleito para cargos no Sicredi, podendo até mesmo chegar à presidência da entidade.
Ele esclareceu que o gerente de cada agência deixará de ser um mero atendente, passando à condição de aconselhador, de suporte para a vida financeira do interessado, de modo que ele se sinta acolhido e confortável dentro de uma agência. Está previsto no convênio diminuir o endividamento das pessoas; melhoraras condições econômico-financeiras de cada IPC, concedendo-lhe atendimento especial e aconselhamento.
A diferença, segundo destacou Spenthof, é clara quando se compara o Sicredi com um banco tradicional. No Sicredi quem manda são os associados,enquanto que no banco mandam as famílias dos banqueiros. No banco você é apenas um número, ao passo que no Sicredi você é tratado como associado e participa inclusive da partilha dos lucros.
Outro ponto destacado pelo presidente do Sicredi é quanto à diferença de objetivos entre os bancos tradicionais e o Sicredi. “O objetivo do banco é o lucro, e para obtê-los os banqueiros tentam explorar ao máximo o cliente, tanto nas taxas quanto nas tarifas; mas na cooperativa é diferente, lá nós não estamos de olho no dinheiro, o que nós queremos é melhorar as condições de vida do cliente”.
Os sindicalizados interessados em usufruir dos benefícios desta cooperação deverão procurar as agências do Sicredi encaminhados pelo Sinpol-MT: na capital, por meio de orientação da diretoria do sindicato; no interior, por intermédio dos diretores das sub sedes. Quem tiver alguma dúvida pode fazer contato com a Thais Mariane, pelo fone: (65) 9 8475-0767.