- abril 25, 2017
DIRETORA DO SIAGESPOC RECLAMA DE CONDIÇÕES PRECÁRIAS DA 2ª DP
A diretora financeira do Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil de Mato Grosso – Siagespoc, Edleusa Mesquita, criticou hoje, em entrevista à Televisão Centro América, o funcionamento precário da 2ª Delegacia de Polícia, mais conhecida como Cisc Planalto, tanto com relação às condições de trabalho dos policiais, quanto ao atendimento dispensado à comunidade da região.
Naquele prédio funciona a 2ª Delegacia de Polícia – 2ª DP, responsável pela investigação de um número variado de crimes, e a Central de Flagrantes, cuja rotatividade no atendimento também é muito grande.
Edleusa Mesquita contou que esta é apenas mais uma reclamação que o Siagespoc faz ao Governo do Estado nos últimos anos. “Ainda em 2015 nós denunciamos a falta de estrutura do local, as precárias condições de trabalho enfrentadas pelo pessoal, e o atendimento público que tem deixado a desejar”. A esta reclamação seguiram-se outras, em 2016 e neste ano (2017), mas até agora o Governo apenas promete uma solução, “mas as promessas não saem do papel”, disse.
Ela relatou que a estrutura do prédio é insalubre, desde a inexistência de celas adequadas para presos do sexo masculino e feminino, menores e maiores de idade (as celas em uso são adaptadas grosseiras), até a falta pura de simples de salas destinadas ao serviço policial de investigação, além de apontar a necessidade de novas tecnologias no trabalho policial, que não são utilizadas por causa da situação de abandono do prédio.
E citou uma fossa entupida, com água contaminada que retorna e alaga o pátio da unidade, causando o acúmulo de mosquitos que ameaçam a saúde da população. Há centenas de veículos depositados no pátio , no meio do mato alto, todos sujos e deteriorando-se a cada dia, acumulando água e significando mais risco de doenças.Os banheiros necessitam de reforma, porque todos apresentam problemas, e a estrutura física da delegacia está péssima.
A sindicalista, contudo, não se ateve apenas às críticas. Ela sugeriu uma reforma do prédio, disse que essa medida requer urgência urgentíssima e que, para tanto, faz-se necessário locar um prédio para o funcionamento provisório da unidade. E também propõe que sejam retirados todos os veículos, motos e bicicletas do pátio, para a manutenção da limpeza do entorno daquela unidade.
É essa a solução que ela visualiza para o problema. “Dessa forma nós poderemos melhorar as condições físicas das instalações da 2ª DP, otimizar as condições de trabalho dos valorosos policiais civis que ali trabalham, e priorizar o atendimento da população, que tem toda razão em reclamar das condições atuais que enfrenta quando precisa recorrer à ajuda da polícia”, concluiu.
CRÍTICA E SUGESTÃO Líderes sindicais estiveram no Cisc Planalto e confirmaram a veracidade da situação difícil verificada naquela unidade Fonte: Luiz Cesar de Moraes
Edição: 25.04.2017
Crédito Imagens: