- maio 29, 2017
FÓRUM SINDICAL MOSTRA FORÇA EM MANIFESTAÇÃO CONTRA O GOVERNO
Cerca de 20 categorias de servidores públicos estaduais engrossaram a assembleia geral extraordinária convocada hoje (29) pelo Forum Sindical para deliberar sobre a promessa de pagamento escalonado da RGA de 2017 feita pelo Governo do Estado. Os mais de 1.000 trabalhadores que participaram do ato público de protesto, realizado na praça das Bandeiras, rejeitaram por unanimidade a proposta oficial, e aprovaram uma paralisação geral para o dia 7 de junho próximo.
Chamou a atenção a posição firme das lideranças do Forum Sindical e dos trabalhadores, todos demonstrando descontentamento com o comportamento do governador do Estado, que tem conseguido descumprir a maioria das promessas feitas antes da eleição, e fugido ao diálogo com as lideranças sindicais.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil de Mato Grosso – Siagespoc, Cledison Gonçalves, deixou claro que o governador Pedro Taques alterou o discurso tão logo conseguiu se eleger. “Hoje o governo se situa ao lado do Agronegocio, a favor dos incentivos fiscais para os grandes empresários, afinado com os poderes que defendem a sua política de achatamento salarial”, acusou ele, ressalvando que "a classe trabalhadora continua abandonada como sempre foi”.
Na visão de Gonçalves, o governo criou duas castas no serviço público do estado Mato Grosso: uma que é representada pelos poderes, que paga a RGA em dia, que conta com todo tipo de incentivos fiscais, com direito à verba indenizatória, enquanto outra que precisa se submeter ao achatamento salarial e conviver com a prática adotada pelo governo de descumprir, inclusive, leis que foram aprovadas no passado – como é o caso da lei que determina o pagamento da RGA.
Ironicamente o sindicalista agradeceu a presença dos deputados que prestigiaram a manifestação (apenas o deputado Valdir Barranco (PT) participou dos protestos), alertando que “é preciso identificar os parlamentares que estão do lado dos servidores e os que estão do lado do governo”. E lamentou que “ainda podem ser vistos servidores públicos com coragem de defender os deputados que se posicionam ao lado do governo”, criticou.
A manifestação seguiu em passeata até a Casa Civil, onde novos discursos foram feitos contra a posição radical do Governo do Estado, antes do encerramento.
REAÇÃO RÁPIDA As categorias rejeitaram, por unanimidade, a proposta de pagamento escalonado da RGA feita pelo governo do Estado Fonte: Luiz Cesar de Moraes
Edição: 29.05.2017
Crédito Imagens: