• junho 21, 2017

GOVERNO CEDE E ACEITA PAGAR RGA E PERDAS SALARIAIS AOS SERVIDORES

GOVERNO CEDE E ACEITA PAGAR RGA E PERDAS SALARIAIS AOS SERVIDORES
Entender que houve uma conciliação entre o Governo do Estado e o Fórum Sindical  parece ser a conclusão mais adequada para definir o resultado das negociações pelo pagamento da RGA. Tanto o Governo, quanto o Fórum, segundo as lideranças sindicais, buscaram um acordo para chegar a um final feliz, o que efetivamente aconteceu, como opina Cledison Gonçalves da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil de Mato Grosso – Siagespoc.
 
Ele classificou a luta dos sindicatos organizados pelo pagamento da RGA como uma grande vitória dos trabalhadores, representada pela definição do pagamento da Reposição Geral Anual – RGA referente aos anos de 2016, 2017 e 2018, finalmente garantido pelo Governo.
 
Na manhã de terça-feira o Fórum manteve reunião com a equipe econômica do Governo, enquanto que à tarde realizou assembleia geral com os segmentos de trabalhadores representados, quando cada categoria deliberou e decidiu por aceitar os termos do acordo. Gonçalves explicou que a rodada de negociações tratou basicamente dos assuntos pendentes da primeira reunião.
 
 A principal novidade foi ter ficado definido que do saldo da RGA de 2016 (11,28%), o percentual de 1,96% será pago em junho 2017 e 1,96% em setembro de 2017; da RGA 2017 (6,58%), 2,19% será pago em novembro de 2017, 2,19% em abril de 2018 e 2,20% em setembro de 2018; ao passo que da RGA 2018 (inflação estimada de 4,19%) o percentual de 2% será pago em outubro de 2018 e 2,19% em dezembro de 2018.
 
Ele mencionou decisões importantes, como a de que as progressões horizontais (classes) e verticais (níveis) foram liberadas e estão fora de qualquer restrição; que não haverá aumento do desconto da previdência de 11% para 14% até a total quitação das RGAs parceladas; e ainda que o Governo apresentará no próximo dia 29 uma proposta para o pagamento de todas as perdas financeiras pelos parcelamentos das RGAs de 2016 à 2018. Se a inflação ultrapassar 4,19% em 2018 o governo fará previsão na lei para pagar o que for maior, se a inflação for menor que 4,19% haverá ganho real.
 
Um dos detalhes da reunião foi a atenção dada à questão das perdas. “Elas (perdas) foram calculadas desde o ano de 2016, quando começou o parcelamento da RGA, e o Governo manifestou o anseio de atender a mais essa reivindicação do Fórum Sindical, aceitando pagar as perdas acumuladas desde 2016”, informou o sindicalista.
 
Este tema voltará a ser discutido em uma nova reunião quando será definido como serão pagas as perdas acumuladas desde 2016: se serão quitadas em forma de abono ou em forma de percentual. Cledison defende a ideia de que tais perdas sejam pagas em percentual, porque dessa forma o pagamento ficará definitivamente incorporado aos salários.
 

O sindicalista deu ênfase, mais uma vez, ao resultado das negociações, que ele considera uma vitória dos trabalhadores do Executivo, que se uniram e mostraram ao Governo do Estado que não aceitarão a retirada de nenhum dos direitos que lhes são garantidos pela Constituição.  

CONCILIAÇÃO O acordo prevê o pagamento da RGA relativo aos anos de 2016, 2017 e 2018, além das perdas salariais desse período Fonte: Luiz Cesar de Moraes
Edição: 22.06.2017
Crédito Imagens: Luiz Cesar de Moraes

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…