• agosto 30, 2017

FÓRUM SINDICAL CONDENA CORRUPÇÃO E REJEITA PEC DO TETO DOS GASTOS

FÓRUM SINDICAL CONDENA CORRUPÇÃO E REJEITA PEC DO TETO DOS GASTOS
 

O Fórum Sindical vai se manifestar sobre os últimos acontecimentos em Mato Grosso, notadamente quanto às denúncias de corrupção no meio político, que vieram à tona com a delação do ex-governador Silval Barbosa. A afirmação é do coordenador do Fórum neste trimestre, Cledison Gonçalves da Silva, que preside o Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil de Mato Grosso – Siagespoc.

Uma nota de repúdio foi publicada hoje nos meios de comunicação (veja neste site), e, em seguida, serão espalhados outdoors pela cidade, expondo o pensamento do Fórum Sindical sobre a questão da corrupção na política estadual.

O Fórum Sindical tem como princípio zelar pelos interesses do servidor público de Mato Grosso, e “é esta a razão pela qual nós não seremos omissos com relação aos escândalos políticos que atingem o estado inteiro”, disse Gonçalves. “Nós não só repudiamos a corrupção, como também investigaremos as ações daqueles que lesam o patrimônio público, para levar essas informações ao conhecimento da população”, acrescentou.

Os líderes sindicais discutiram a PEC do Teto dos Gastos, sendo unânimes em dizer que o objetivo do Governo com essa matéria é tornar o serviço público ainda mais precário, e punir os servidores do executivo. A conclusão é que esta PEC não atingirá servidores do Judiciário, do Ministério Público, do Tribunal de Contas ou do Legislativo, “mas é um dispositivo que pune única e exclusivamente os servidores do Executivo, ou seja, querem que nós paguemos a conta”, disse Cleidson.

E ele é enfático ao afirmar que “a corrupção praticada no Estado não é responsabilidade dos servidores do Executivo, mas sim dos políticos, muitos deles que estiveram no Poder e muitos que ainda continuam lá”. A PEC do Teto dos Gastos penaliza os servidores do Executivo, acabando com as promoções, com os aumentos salariais, e criando uma situação privilegiada para os outros poderes.

O sindicalista lembra que é no Executivo onde estão concentrados os serviços essenciais para o cidadão, principalmente para os mais humildes, aqueles que dependem da saúde pública, da educação pública, e da segurança pública. “De modo que nós não aceitaremos ser penalizados por algo que não devemos”, disse.

A discussão de outras saídas para a crise é uma das propostas do Fórum. As lideranças sugerem a rediscussão da questão dos duodécimos repassados aos poderes, a cobrança de impostos do Agronegocio, e a revisão dos incentivos fiscais, que consideram um câncer que corrói as finanças do Estado. É isso que o Fórum propõe que o Governo faça, “antes de jogar a conta no colo do servidor do Executivo estadual”.

 

 

Foi marcada uma assembleia geral unificada dia 19 de setembro, para a qual o Fórum conclama a participação de todos os servidores, “oportunidade de externarem a sua indignação com relação à corrupção que se pratica no meio político do estado de Mato Grosso”.  

NOTA DE REPÚDIO Entidade que reúne sindicatos promete denunciar escândalos de corrupção que atingem grande número de políticos no Estado Fonte: Luiz Cesar de Moraes
Edição: 30.08.2017
Crédito Imagens:

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…