- outubro 5, 2017
CLEDISON ENALTECE ESFORÇO DE POLICIAIS PELA PREVENÇÃO
"Eu também faço questão de elogiar a ação desses dois policiais civis que demonstraram preocupação com as populações urbana e rural, deixando claro que a Polícia Civil, hoje, é uma polícia moderna, que pensa no futuro e preocupa-se em trabalhar na prevenção do crime; eles estão de parabéns pela iniciativa da Cartilha de Segurança, e esperamos que outros policiais também tenham ideias semelhantes”.
Esta declaração é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil de Mato Grosso – Siagespoc, Cledison Gonçalves da Silva, dirigida aos investigadores Aurélio Mendanha da Silva e Dionesson dos Reis Barbosa, responsáveis pela elaboração da Cartilha de Segurança Rural, em parceria com o Sindicato Rural de Água Boa e a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso – Famato.
Os policiais analisaram as ocorrências na zona rural de Água Boa (730 km a leste), constataram um elevado número de mandados de prisão em aberto, e decidiram elaborar um projeto que abrangesse várias ações preventivas. O objetivo é manter os produtores rurais bem informados, inclusive sobre como utilizar os aplicativos dos sites governamentais, que disponibilizam consultas de antecedentes criminais.
A cartilha trás medidas de prevenção contra furto e roubo de gado, prevenção contra roubo em residências, roubo de veículos, de maquinários agrícolas e de defensivos. Ela instrui de modo simples e didático quanto ao uso do aplicativo MT Cidadão do Governo do Estado, e também sobre a delegacia virtual, e da necessidade de se registrar boletins de ocorrência, da própria propriedade rural, desde que tenha acesso à Internet.
O investigador Aurélio Mendanha afirmou que a dupla fez um levantamento de livros, pesquisas e outras fontes em busca de formas de prevenção de roubos e furtos no meio rural para a elaboração da cartilha. Ele considerou importante o desenvolvimento do trabalho em conjunto com o Sindicato Rural e a Famato.
Aurélio Mendanha disse que sentiu-se honrado pelo reconhecimento da iniciativa que os dois tiveram para publicar a cartilha, “cujo resultado significa ganhos para os policiais, para a instituição Polícia Civil e principalmente para os produtores rurais”, como destacou.
CARTILHA DE SEGURANÇA Ele elogiou os dois investigadores, afirmou que a Polícia Civil modernizou-se e disse crer em outras iniciativas parecidas Fonte: Luiz Cesar de Moraes
Edição: 05.10.2017
Crédito Imagens: