- fevereiro 7, 2020
Deputado apresenta PL de inciativa do Sinpol-MT
Já está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso o Projeto de Lei (77/2020), de iniciativa da diretoria do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso que prevê a utilização de aviões apreendidos em operações policiais para o transporte de presos e menores apreendidos em viagens com distância igual ou superior a 500 quilômetros da instituição de origem até o destino final dentro do estado. Caberá ao Centro Integrado de Operações Aéreas do Estado de Mato Grosso (CIOPAer-MT) a operação das aeronaves.
O PL foi incorporado às ações do deputado estadual Dr. Eugênio (PSB) e apresentado à Casa de Leis na última quarta-feira (4).
O projeto foi pensado e elaborado pela presidente do Sinpol-MT, Edleusa Mesquita, por seu vice-presidente Gláucio de Abreu Castañon e pelo diretor da Subsede de Água Boa, Aurélio Mendanha da Silva.
“O PL se justifica levando-se em conta a grande área territorial do Estado, superiores a muitos países. Além disso, grande parte das estradas estaduais não tem pavimentação ou o asfalto não está em boas condições, o que dificulta e encarece o transporte destas pessoas. Com esta lei, teremos mais segurança e mobilidade, tanto para os presos e apreendidos, quanto para os agentes de segurança envolvidos nestas ações”, disse Aurélio da Silva,
“O baixo efetivo de policiais também justifica o projeto, já que para uma viagem dessa e necessário dois policiais sendo que em algumas cidades o transporte retira o efetivo da ação local durante o percurso. A utilização do CIOPAer-MT em casos extremos e de clamor social que necessite de uma resposta rápida a utilização do para o transporte dos presos ou menores apreendidos é de suma importância”, completou.
A diretoria do Sinpol-MT parabeniza o deputado Dr. Eugênio.