• julho 27, 2015

Estado lança novo Portal da Segurança Pública

Estado lança novo Portal da Segurança Pública

Uma nova ferramenta para facilitar o acesso do cidadão a serviços da Segurança Pública foi lançada nesta sexta-feira (24.07). É o Portal da Segurança, que reúne Delegacia Virtual, Certidão de Trânsito, Certidão de Antecedentes Criminais, taxa e acompanhamento da confecção da carteira de identidade, consulta a veículos roubados, mandados de prisão, Ouvidoria de Polícia, além de endereços das unidades de Segurança Pública em Mato Grosso. 

 
A nova ferramenta está disponível no site da Secretaria de Estado e Segurança Pública (www.sesp.mt.gov.br) e poderá ser acessada a partir de computador, tablet, smartphone ou outro dispositivo móvel com acesso à internet. O objetivo é proporcionar comodidade ao cidadão e agilizar o atendimento. 
 
Pela Delegacia Virtual o cidadão pode registrar de Boletins de Ocorrência nos casos que envolvam furto ou extravio de documentos, denúncias anônimas e desaparecimento de pessoas. Por meio da página eletrônica, ele também pode imprimir a Certidão de Trânsito, agilizando o trabalho da polícia e perícia técnica nos casos de acidentes de trânsito com danos patrimoniais e sem vítimas. 
 
Já para emitir da Certidão de Antecedentes Criminais,o usuário deve preencher o formulário com as informações solicitadas pelo Portal. “Antes mesmo de lançarmos, já emitimos mais de quatro mil certidões pelo site”, disse o superintendente de Tecnologia da Informação da Sesp, Walmir Oribe. 
 
Quanto ao Registro Geral (RG), todas as etapas poderão ser acompanhadas via Portal da Segurança, desde emissão da taxa até a confecção da carteira de identidade. 
 
Além desses serviços, o cidadão vai encontrar na página as opções de consultar veículos roubados e mandados de prisão, sendo o primeiro no âmbito nacional e o segundo estadual. “Agora, qualquer cidadão vai ter acesso ao banco de mandados de prisão através do portal, pesquisando pela alcunha ou nome da pessoa”, explicou o secretário de Estado de Segurança, Mauro Zaque. 
 
O Portal foi desenvolvido pela equipe da Tecnologia de Informação da Sesp, sem nenhum custo para o Estado. Mauro Zaque ressaltou que o projeto visa utilizar a tecnologia a favor do cidadão e otimizar os trabalhos da Segurança Pública. “Pelo Portal, o cidadão, no conforto de sua residência, poderá acessar uma gama de serviços e informações da Segurança Pública”. 
 
Mesmo antes do lançamento oficial, o Portal da Segurança já tinha sido acessado em mais de 95% dos estados brasileiros, além de países como Estados Unidos, Inglaterra, Índia, Argentina e Coreia do Sul. 

Governo Ferramenta promete para facilitar o acesso do cidadão aos serviços de Segurança Fonte: G-Com MT
Edição: Siagespoc – MT
Crédito Imagens: G-Com MT

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…