• dezembro 14, 2020

Sinpol/MT participa do Congresso para deliberação sobre a Lei Orgânica Nacional dos Policiais Civis

Sinpol/MT participa do Congresso para deliberação sobre a Lei Orgânica Nacional dos Policiais Civis

A Confederação Brasileira dos Policiais Civis – COBRAPOL realizou nesta última sexta-feira (11), sábado (12) e domingo (13) o Congresso Extraordinário para discutir e deliberar sobre a proposta de Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil (LONPC), a partir do texto discutido com a Adepol Brasil. Participaram do evento dirigentes sindicais de todo país, bem como suas respectivas Federações regionalizadas (Feipol/CON, Feipol/SUL, Feipol/NORTE, Feipol/NORDESTE e Feipol/SUDESTEO). O Sindicato dos Investigadores do Estado de Mato Grosso – Sinpol/MT, esteve presente nas duas etapas (novembro e dezembro/2020) da construção, discussão e deliberação da proposta de Lei Orgânica dirigidas pela Cobrapol e a Adepol Brasil.

Antes do encontro ocorrido no último final de semana, todas as regiões debateram propostas de emenda ao texto com a presença dos vice-presidentes regionais da COBRAPOL e dos presidentes das Federações filiadas. Tais propostas foram encaminhadas à Confederação para serem submetidas ao Congresso.

A referida Lei dispõe sobre a organização, garantias, direitos, deveres e funcionamento das Polícias Civis dos Estados e do Distrito Federal. Mantendo sua finalidade de investigar ilícitos penais, preservação da ordem jurídica, da ordem pública, do erário publico e a proteção da incolumidade da pessoa e da inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, ao patrimônio e à propriedade. Porém o mais inovador dentro do texto é a unificação dos cargos de investigador e escrivão para Oficial Investigador de Polícia, havendo uma fusão dos cargos que possuem em quase sua totalidade, as mesmas atribuições e mesmo salário.

Após muitas trocas de experiências e exposição da situação funcional de todos os estados do Brasil, os dirigentes sindicais presentes chegaram a um consenso na maioria das propostas, e, aqueles em que não houve consenso, ocorreu votação, mantendo o texto que foi aprovado pela maioria

Segundo o presidente da COBRAPOL, André Luiz Gutierrez, “o Congresso cumpriu sua finalidade e esperamos que o espírito construtivo prevaleça na definição de um texto que pode não ser o ideal para nós, mas será o que é possível para momento, de modo a avançarmos na superação das distorções funcionais hoje existentes na instituição, que comprometem a qualidade dos serviços essenciais de segurança pública”.

A presidente do Sinpol/MT, Edleusa Mesquita, que participou do Congresso disse que não foi fácil reunir lideranças sindicais de todo Brasil e construir um texto unificado que abrangesse os problemas existentes hoje dentro das polícias civis. Espera que da mesma forma que a Cobrapol e Federações foi ágil na adequação da LONPC, o governo federal tenha o compromisso de resolver essa falta de padronização existente hoje na Polícia Civil do Brasil.

“Foi um Congresso onde tivemos a participação de entidades de todo o Brasil, representação de vários cargos da Policia Civil, mas que acabou prevalecendo a maioria e não o consenso equilibrado entre os vários componentes de nossa Instituição. Foi um processo cansativo, mas creio que virão muitas outras etapas ainda mais desafiadoras. Pontos conflitantes deverão ser ainda abordados com a ADEPOL-BRASIL, mas ainda antes disso, pela assessoria jurídica da COBRAPOL que fará uma análise constitucional do texto aprovado. Além disso, sabemos do desafio que será a discussão com o Ministério da Justiça e, posteriormente o Congresso Nacional. Muito trabalho e, com certeza, muitas mobilizações teremos pela frente”, ponderou Marcilene Lucena, Presidente da FEIPOL-CON

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…