• outubro 7, 2019

Ação civil visa garantir alimentação para plantonistas

Ação civil visa garantir alimentação para plantonistas

O Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) ingressou com Ação Civil Pública (1044301-45.2019.8.11.0041) na última quarta-feira (3), para obrigar a Secretaria de Segurança Pública (SESP-MT) a cumprir a Lei Complementar 407/2010 (Estatuto da Polícia Civil) e garantir alimentação de qualidade para todos os investigadores durante os plantões. Atualmente, apenas os policiais lotados nas delegacias Cuiabá e Várzea Grande gozam do benefício.

O artigo 304 da LC 407/2010 deixa claro que “fica a autoridade competente autorizada a fornecer 01 (uma) refeição ao policial civil, sujeito ao cumprimento da escala de plantão ou serviço, para cada período que ultrapassar oito horas ininterruptas, havendo justificado o interesse do serviço”, porém a legislação vem sendo sistematicamente descumprida.

“A medida judicial tornou-se necessária após a resposta da Secretaria de Segurança Pública (SESP-MT) ao Ofício 13/2019 (13/01/2019) afirmando que existem apenas tratativas em trâmite a fim de contemplar essa demanda (Ofício 781/2019/AGB/SESP). Ora, se há uma lei vigente, a SESP-MT é obrigada a cumpri-la. Nossos investigadores não podem ficar a mercê de trâmites internos para que tenham garantidos direitos conquistados há 9 anos. Queremos o cumprimento imediato do nosso estatuto”, explicou a presidente do Sinpol-MT, Edleusa Mesquita.

Na Ação Civil Pública, o Sinpol-MT deixa claro que outros agentes de segurança recebem alimentação em todos os plantões nas cidades onde há prestação do serviço, como é o caso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

“Somos todos servidores do estado e queremos ser tratados como respeito e dignidade. Não vamos descansar até que o Governo cumpra o Estatuto da Polícia Civil e nos trate com isonomia e respeito”, concluiu Edleusa.

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…