• outubro 23, 2015

Água Boa e Confresa sediam Fórum Estadual dos Investigadores de Polícia

Água Boa e Confresa sediam Fórum Estadual dos Investigadores de Polícia
 
Os municípios de Água Boa e Confresa sediaram, nos dia 21 e 23 de outubro respectivamente, o Fórum Estadual dos Investigadores de Polícia. O evento, promovido pelo Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso – Siagespoc, contou com a presença da diretoria do Sindicato e de investigadores que atuam nas regiões que abrangem os dois municípios . O encontro teve o objetivo de debater os novos rumos na carreira dos policiais civis no estado. 
 
O Fórum está sendo realizado por todo estado, dividido em polos. Os encontros tiveram início no dia 02 de julho em Cáceres. Desde então, já foram realizados encontros em Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Alto Araguaia, Peixoto de Azevedo, Alta Floresta e Sinop, Tangará da Serra, Primavera do Leste e Barra do Garças. 
 
O presidente do Sindicato, Cledison Gonçalves da Silva, destaca que um dos temas em debate é a exigência acadêmica para o ingresso na carreira de investigador por meio de concurso público. 
O Fórum também enfoca a situação de trabalho dos Investigadores de Polícia no estado. O Sindicato quer ouvir os anseios dos profissionais, reivindicações, as dificuldades no dia a dia, as expectativas em relação a carreira, entre outros assuntos.
 
Mesmo com a entrada de novos policiais que foram integrados as delegacias nos últimos meses, o Siagespoc destaca que o número de investigadores de polícia no estado de Mato Grosso ainda é baixo. Isso acarreta vários problemas, entre eles o excesso de trabalho por parte dos profissionais, dificuldades para realizar as investigações e para a sociedade a demora em concluir inquéritos ou se chegar aos autores dos crimes.
 
Em todas as regiões, os fatos constatados são os mesmos: falta de estrutura para trabalho, de material, de viaturas, armamento velho, baixo efetivo, excesso de trabalho dos policiais por deficiência no efetivo, prédios de delegacias velhos e insalubres, cadeias sem condições de abrir os presos, polícias de plantão sem receber alimentação.  
 
“A situação é caótica. Há muito por ser fazer, esperamos que seja dado início a essas ações, pois não há como pensar em um estado onde o povo tenha o mínimo de segurança com o quadro que temos atualmente. Esperamos ações urgentes e eficientes. O Sindicato através do presidente, está colaborando, levando até o governo estes fatos constatados in loco”, ressalta o presidente do Siagespoc, Cledison Gonçalves da Silva. 
 
Após os encontros no interior, um grande evento será realizado em Cuiabá. “Este é o primeiro momento. A partir dos encontros vamos encaminhar um relatório completo, um verdadeiro mapa da situação, ao governador, ao secretário de Segurança Pública e ao diretor da Polícia Civil. Depois queremos ouvir prefeitos, promotores, juízes e presidentes dos conselhos de segurança sobre a situação dos municípios, quais as necessidades e o que eles querem”, diz Cledison.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Carreira O Fórum está sendo realizado por todo estado dividido em polos Fonte: Siagespoc – MT
Edição: Siagespoc – MT
Crédito Imagens: Siagespoc – MT

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…