• junho 30, 2016

ASSEMBLEIA APROVA RGA PARCIAL E GREVE DEVE CONTINUAR

ASSEMBLEIA APROVA RGA PARCIAL E GREVE DEVE CONTINUAR

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou ontem o projeto de lei que dispõe sobre o pagamento de 7,36% da Revisão Geral Anual – RGA. A greve deve continuar, mas a partir de agora o palco das manifestações grevistas deixa de ser o Legislativo, como ocorreu durante boa parte de duração do movimento reivindicatório, e uma nova estratégia deve ser definida pelo Fórum Sindical.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil – Siagespoc, Cledison Gonçalves, disse que “este projeto, embora não atenda 100 por cento da reivindicação dos grevistas, foi um avanço quando comparado à decisão inicial do Governo de não pagar nada”. A segunda proposta do Governo evoluiu para 6%, enquanto que a minuta aprovada fixa a RGA em 7,36%, “com a perspectiva de conseguirmos receber esse resíduo no próximo ano”, explicou ele.

A proposta aprovada pelo Legislativo, que contou com 13 votos favoráveis e nove contrários, difere da anterior porque cada nova parcela da revisão terá como base a parcela aplicada anteriormente, de forma similar ao formato juros sobre juros, sistema este que beneficia os trabalhadores.

Cledison Gonçalves afirmou que o projeto do Governo foi aprovado pelos deputados à revelia da vontade da maioria dos integrantes do Fórum Sindical, que sempre se manifestaram a favor do pagamento integral do índice de 11,28% da RGA. Mas, para ele, “a luta não está perdida porque nos resta a alternativa de buscarmos o Judiciário para receber os 3,98% que complementam o total do índice previsto em lei”.   

Os rumos do movimento grevista serão definidos em reunião do Fórum Sindical, que deve ser realizada ainda hoje. Depois disso cada categoria realizará assembleia geral para sentir o pensamento das bases, que têm a palavra final sobre a greve. 

O presidente do Siagespoc faz uma avaliação positiva do movimento que culminou na aprovação parcial do índice da RGA. Ele disse que acredita no recebimento da diferença. "Eu tenho plena convicção que, através de um recurso ao Tribunal de Justiça, isto é, por meio do dissídio coletivo, nós ainda conquistaremos esses 3,98%” . 

GREVE GERAL O índice da RGA aprovado ficou acima da proposta inicial do Governo, mas abaixo da reivindicação do Fórum. O Legislativo sai de cena? Fonte: Siagespoc – MT
Edição: 30.06.2016
Crédito Imagens:

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…