- setembro 6, 2019
Harckers invadem banco de dados do Sinpol-MT
O banco de dados do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi invadido por hackers na última sexta-feira (30). De acordo com o departamento de Tecnologia da Informação (TI), o sistema foi afetado pelo vírus Ransomware: tipo de malware que infecta, bloqueia e depois apaga todas as informações. Cerca de 12 mil registros foram deletados.
O sistema continha informações cadastrais de sindicalizados e dependentes e dados relativos às contas do sindicato (receitas e despesas), inclusive dados das subsedes. Técnicos asseguram que todas as medidas de segurança haviam sido tomadas, mesmo assim os invasores conseguiram entrar. A boa noticia é que o Sinpol-MT mantém back-up atualizado de todo o sistema e 40% das informações já foram recuperadas.
“Embora mantenhamos atualizados os sistemas de proteção Norton Security e Kaspersky, além do WINDOWS SERVER 2012 R2, os bandidos conseguiram burlar a segurança. Isso acontece porque a tecnologia avança tanto para o bem quanto para o mal. Felizmente, tínhamos um back-up atualizado e estamos conseguindo restabelecer o sistema”, explicou a presidente do Sinpol-MT, Edleusa Mesquita.
“Se o objetivo foi prejudicar a atual diretoria, os bandidos se deram mal. Estamos trabalhando duro para o crescimento deste sindicato e não vamos parar. Quero dizer aos nossos associados que estamos aumentando ainda mais a segurança de dados do nosso sistema. Contem com agente!”, concluiu.