- maio 5, 2025
‘Braço Social’ do Sinpol/MT, Assinpol é reconhecida como utilidade pública

O governador Mauro Mendes (União) sancionou no último dia 24 de abril a Lei 12.863/2025, que “Declara de utilidade pública a Associação dos Policiais Civis do Estado de Mato Grosso (Assinpol/MT)”. De autoria do deputado estadual Eduardo Botelho (União), o reconhecimento permitirá que a associação seja mais um elo para fortalecimento das ações de apoio à categoria.
“A associação foi criada para apoiar o sindicato na parte social, pois como é sabido, a associação pode celebrar parcerias com o poder público e outras entidades, inclusive podendo receber emendas parlamentares”, explica o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso (Sinpol/MT), Gláucio Castañon.
A Assinpol/MT foi criada em 2021 e funciona em parceria com o Sinpol/MT. “Ambas existem nos moldes do Sindicato dos Delegados de Polícia (Sindepo) e da Associação dos Delegados de Polícia (Andepol). Se complementam”, esclarece o presidente o presidente do Sinpol. No caso dos investigadores, a diretoria do sindicato é a mesma da associação.
Gláucio explica que agora que a Assinpol possui todos os requisitos necessários para celebrar convênios e parcerias, a diretoria buscará apoio para melhor atender os policiais, pensionistas e dependentes que precisam de apoio para tratamento médico.
A demanda tem aumentado muito. Neste início de maio, por exemplo, há 11 sindicalizados hospedados na estrutura do Sinpol, em Cuiabá, fazendo pós-cirúrgicos ou em tratamento.
Além da sede central na capital, o Sinpol possui subsedes em Rondonópolis, Barra do Garças, Água Boa, Cáceres, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda, Sinop, Juína e Alta Floresta.