• novembro 3, 2015

Campanha Novembro Azul alerta para prevenção do câncer de próstata

Campanha Novembro Azul alerta para prevenção do câncer de próstata
O Brasil tem, a cada ano, 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. Para conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico desse tipo de câncer, entidades médicas em todo o mundo iniciam neste mês a campanha chamada Novembro Azul. No Brasil, a campanha foi lançada oficialmente no dia 01/11 durante o 35º Congresso Brasileiro de Urologia, no Rio de Janeiro. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.
 
De acordo com o médico Alfredo Canalini, membro da Comissão de Comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o foco da campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente aos 50 anos, “e mais ainda para aqueles que são do fator de risco, que envolve história familiar forte para câncer de próstata e homens afrodescendentes”. “A gente lamenta que alguns desses casos [câncer de próstata] não são feitos no momento em que a doença é inicial. Por isso, a gente enfatiza muito o aspecto do exame rotineiro do homem”. 
 
O urologista explicou que a doença não apresenta sintomas na fase inicial. Quando o câncer de próstata começa a dar sintomas, a doença já está avançada. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens. Alfredo Canalini destacou que com o aumento da longevidade, a incidência da doença aumentou. “Mais da metade dos tumores malignos de próstata aparece nos homens acima de 65 anos de idade”.
 
Durante o mês de novembro, especialistas da SBU farão palestras em todo o país para informar e orientar a população masculina a respeito da próstata e também as mulheres. "Elas são as grandes agentes de saúde. São elas que conversam com os maridos e os levam para o médico”, ressaltou Canalini.
 
Mato Grosso
 
Em Mato Grosso, a campanha é liderada pelo Hospital do Câncer de Mato Grosso. 
 
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) divulgou que está apoiando a campanha Novembro Azul. De acordo com a Secretaria, todas as forças de segurança da Sesp estão fazendo parte da campanha:  Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Politec. 
A programação oficial começa no dia 8 de novembro, com a 17º Corrida da Polícia Militar – "Homens do Mato". No dia 10 de novembro, no Salão Nobre Cloves Vettorato, a partir das 8h30, acontece uma palestra sobre a prevenção ao câncer de próstata. 
 
Em homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e exame de sangue. Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal. Dependendo da região da próstata, o câncer também pode não ser palpável pelo toque retal. A melhor estratégia é realizar os dois exames, já que são complementares.
 

Saúde Câncer de Próstata é o mais frequente entre os homens Fonte: Siagespoc – MT
Edição: Siagespoc – MT
Crédito Imagens: Instituto Lado a Lado Pela Vida

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…