• fevereiro 26, 2019

O QUE A REFORMA MUDA NAS CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS

O QUE A REFORMA MUDA NAS CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS

 

*Maxwel José Pereira

Com a reforma da Previdência (PEC-06/2019), o regime geral de previdência e o regime próprio de previdência, até o limite do INSS, passarão a ter a mesma alíquota.

Há de se observar que os valores das contribuições, após o limite do INSS, que ultrapassarem o limite do INSS, para os servidores públicos, serão calculados na forma de alíquota efetiva em 8 (oito) faixas de cobranças com cálculos sobre as remunerações em cada faixa.

Para os sindicatos do setor público e do setor privado, para os servidores públicos e trabalhadores do setor privado e empreendedores em geral que desejam realizar o cálculo da alíquota da nova contribuição da previdência, foi elaborada uma planilha (link em anexo no final do texto) com fórmulas que permitem calcular os valores de todas as 8 (oito) faixas de remunerações/salários, tanto do setor público como do setor privado.

Os cálculos foram distribuídos em 8 (oito) tabelas em planilhas de Excel. Para facilitar o acesso basta salvar e/ou visualizar o arquivo em um computador, tablet, notebook ou smartphone e inserir (nas células vermelhas) o valor de sua faixa de remuneração/salário que será gerado automaticamente o valor de sua nova contribuição.

O cálculo da nova previdência, principalmente para os sindicatos dos setores público e privado, permite ter-se uma noção se realmente as contribuições vão de fato aumentar ou diminuir, bem como já se saber o valor que será cobrado de cada contribuinte.

Todos os cálculos da nova contribuição previdenciária foram elaborados na forma de contribuição progressiva, ou seja, quem ganha mais paga mais e quem ganha menos paga menos. Isso permite uma cobrança mais justa entre todos os contribuintes, porém, ninguém quer ser mais onerado com novas alíquotas de tributos, mas é necessária a reforma da previdência.

Outro fator que deve ser levado em conta é que se a contribuição previdenciária aumenta, a base de cálculo do IRPF (Imposto de rede de pessoa física) diminui, o que permite que o impacto da nova alíquota da previdência seja um pouco amenizado.

*Maxwel José Pereira é policial civil, lotado na DERF-CBA  

Email: maxwelpereira@pjc.mt.gov.br

Leia a proposta completa clicando no link abaixo e fazendo download do texto completo:

Se você desejar calcular sua contribuição, clique no link abaixo para fazer download da planilha para cálculo. Você precisa do Microsoft Excel instalado no computador.

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…