• abril 19, 2016

Consegs se reúnem na sede da Diretoria da Polícia Civil

Consegs se reúnem na sede da Diretoria da Polícia Civil

Autoridades da segurança pública se reuniram na tarde desta segunda-feira (18/04) com os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) de várias regiões de Mato Grosso, para alinhamento de políticas públicas. Na pauta de debates estiveram temas como capacitação dos conselheiros, atual situação orçamentária do Estado, demandas das lideranças quanto a efetivo policial e viaturas, entre outros.

O delegado-geral da Polícia Judiciária Civil, Adriano Peralta Moraes se colocou integralmente à disposição das demandas dos Consegs. “Não apenas as estruturas físicas da PJC estão de portas abertas, mas a Polícia Civil como um todo. Não existe ação policial eficiente sem uma verdadeira aproximação junto à comunidade”, afirma.
 
O secretário de segurança pública, Rogers Elizandro Jarbas, destacou a necessidade de um processo de qualificação dos conselhos para uma atuação mais efetiva. “Não se trata apenas de levar a polícia para a comunidade. Mas também levar a comunidade para dentro da polícia. A intenção é que juntos possamos transformar e evoluir os Consegs para qualificar o resultado. Segurança pública é técnica, metodológica, e queremos transformá-la em um conhecimento científico”, disse.
 
Um dos objetivos dos conselheiros é definir agenda de encontro com o governador e realização do primeiro encontro regional do Estado. A presidente do Conselho da cidade de Porto Alegre do Norte, Marcia Regina Tasca, veio à Cuiabá exclusivamente para participar do encontro. Ela avaliou como positiva a criação de agenda de diálogos. “Nossa região sofre com muitas particularidades em razão das condições geográficas. São muitas rotas de fugas para os criminosos e os serviços de telecomunicação são deficientes. Tudo isso interfere na Segurança Pública”, afirmou.
 
Além de representantes da região metropolitana participaram da reunião conselheiros das cidades de Rondonópolis e Nova Ubiratã. O encontro aconteceu no auditório da Diretoria da Polícia Civil de Mato Grosso e foi coordenado pelo delegado Genison Brito Alves de Lima, coordenador de Polícia Comunitária da Polícia Civil.

Fonte: PJC-MT
Edição: Siagespoc – MT
Crédito Imagens: G-Com MT

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…