- fevereiro 17, 2023
Delegada-geral aponta desafios da Polícia Civil em MT: “queremos estar mais perto, valorizar”
A nova diretora-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Silveira Maidel, foi a entrevistada do podcast do Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil de Mato Grosso (Sinpol-MT) de quinta-feira (16). Durante cerca de 1 hora, Maidel falou sobre o desafio de ser a primeira mulher a ocupar a diretoria-geral, apontou desdobramentos do concurso público realizado no ano passado e reconheceu a necessidade de valorização da categorial policial civil.
“(…) É isso que a nossa administração vai procurar. Estar mais perto. Valorizar o que nós temos de melhor e mais preciso, que são os nossos servidores”, defendeu a delegada geral, logo na apresentação.
O bate-papo ocorreu em estúdio montado pelo Sinpol-MT em sua sede, na capital, com as participações do presidente Gláucio de Abreu Castañon e do jornalista Osmar de Carvalho. Na base de apoio à entrevista, o secretário-geral do sindicato, Arley Xavier, o responsável técnico Matheus Rocha e a assessora da diretoria-geral, Thaísa.
Gláucio fez questão de destacar a satisfação do sindicato em ter Daniela Maidel como delegada-geral.
“O próprio currículo dela já diz. Passou pela clínica geral do interior (…). A gente sabe que no interior, em uma delegacia municipal, você atende todos os tipos de ocorrências. Depois passou por especializada, no caso no atendimento à mulher, atendimento à criança. E depois também com todo o know-how de administração junto à diretoria da Polícia Civil. O fato de a doutora Maidel ter sido nomeada delegada-geral, ao nosso ver, tem muito mais com a competência e a capacidade, do que com o fato de ser mulher. Mas, com certeza, o fato de ser mulher, traz à Polícia Civil um olhar diferenciado, um olhar mais humano (…)”, disse o presidente do Sinpol, também na abertura do podcast.
Daniela Maidel agradeceu a ‘acolhida’, fez um resumo dos trabalhos que realizou nas delegacias de São José do Rio Claro e Várzea Grande, bem como compondo a equipe do ex-delegado-geral, Mário Dermeval Aravechia de Resende.
A delegada-feral reconheceu ao longo da conversa que a modernização da Polícia Civil para acompanhar casos cada vez mais complexos, como os crimes cibernéticos, será um desafio contínuo.
Maidel admitiu ainda a necessidade de se valorizar aposentados e pensionistas, falou sobre a concessão de medalhas aos policiais e se emocionou ao lembrar das perdas de vidas durante a pandemia.
“(…). A Polícia Civil (na pandemia) não fechou as portas, nós não paramos. (…) Nós temos números que mostram a busca da população por uma porta do Estado aberta. E ela encontrou na Polícia Civil neste momento. Fica aqui o nosso agradecimento. Fomos guerreiros durante a pandemia e, por conta disso, perdemos muita gente”, disse Daniela Maidel, informando que o Estado fará em breve uma uma homenagem às famílias dos policiais que perderam suas vidas na pandemia.
Acompanhe na íntregra o podcast. Vale a pena:
http://www.youtube.com/live/X3PTyz3-ugw?feature=share