• novembro 17, 2017

DELEGADO ELOGIA CURSO MINISTRADO EM PARCERIA COM SIAGESPOC

DELEGADO ELOGIA CURSO MINISTRADO EM PARCERIA COM SIAGESPOC
Chegou ao fim a primeira fase do Curso de Reação e Prevenção Contra a Violência Urbana, realizado em Cuiabá por meio de uma parceria entre a Academia de Polícia Civil de Mato Grosso – Acadepol e o Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil – Siagespoc. Nesta primeira etapa, foram qualificados cerca de 140 policiais de sete regionais do norte e centro norte do Estado, com um treinamento intensivo de 16 horas de duração.
 
A informação é do delegado Carlos Fernando da Cunha Costa, diretor da Acadepol, que elogiou o resultado do curso e manifestou o desejo de realizar a segunda fase, com a intenção de duplicar o número de policiais treinados.
 
Ele classificou este curso como “a melhor coisa que a gente conseguiu fazer neste um ano e meio em que eu estou à frente da Academia, porque isso significou que atuamos no aperfeiçoamento de 20 policiais em cada regional; como são sete regionais pioneiras, nada menos do que 140 policiais foram privilegiados com novas técnicas e informações gerais sobre a segurança do policial”, informou.
 
Na visão dele, este curso mais é do que um treinamento comum, porque “através dele nós ensinamos os policiais a sobreviverem, algo distinto de ensiná-lo a trabalhar armado, com uma viatura”. Segundo observou, “com este curso nós ensinamos o policial a sobreviver a uma emboscada na hora em que ele chegar em sua casa, sobre qual a melhor forma dele se portar, às vezes descaracterizado e a paisana,  para ter segurança no seu dia a dia”.
 
“A verdade é que nós estamos indo além daquilo que se exige do policial enquanto profissional no horário de trabalho, pois nós oferecemos-lhe treinamento para que ele tenha segurança com a sua família”, analisou.
 
Para o delegado Cunha, mais de 80% dos participantes avaliaram o curso como excepcional. “Nós nunca tivemos um curso que na sua totalidade – uma coisa são dez alunos fazerem uma avaliação – pois são mais de 20 alunos para cada uma das sete regionais, o que dá um total de 140 alunos, dos quais mais de 80% avaliando todas as etapas do processo como excepcionais, isso é incrível, é a melhor avaliação que nós já tivemos aqui”, destacou.
 

Ele disse acreditar na continuidade da parceria com o Sindicato, para o desenvolvimento da segunda fase do curso, abrangendo outras sete regionais, ou seja, Pontes e Lacerda, Cáceres, Várzea Grande, Barra do Garças, Primavera do Leste, Rondonópolis e Confresa. “Com isso, nós poderemos qualificar mais de 300 policiais se considerarmos as duas fases”.  

VIOLÊNCIA URBANA Curso busca o aperfeiçoamento do policial civil, ensinando-lhe como sobreviver em situações de risco Fonte: Luiz Cesar de Moraes
Edição: 17.11.2017
Crédito Imagens: Luiz Cesar de Moraes

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…