- novembro 17, 2017
DELEGADO ELOGIA CURSO MINISTRADO EM PARCERIA COM SIAGESPOC
Chegou ao fim a primeira fase do Curso de Reação e Prevenção Contra a Violência Urbana, realizado em Cuiabá por meio de uma parceria entre a Academia de Polícia Civil de Mato Grosso – Acadepol e o Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil – Siagespoc. Nesta primeira etapa, foram qualificados cerca de 140 policiais de sete regionais do norte e centro norte do Estado, com um treinamento intensivo de 16 horas de duração.
A informação é do delegado Carlos Fernando da Cunha Costa, diretor da Acadepol, que elogiou o resultado do curso e manifestou o desejo de realizar a segunda fase, com a intenção de duplicar o número de policiais treinados.
Ele classificou este curso como “a melhor coisa que a gente conseguiu fazer neste um ano e meio em que eu estou à frente da Academia, porque isso significou que atuamos no aperfeiçoamento de 20 policiais em cada regional; como são sete regionais pioneiras, nada menos do que 140 policiais foram privilegiados com novas técnicas e informações gerais sobre a segurança do policial”, informou.
Na visão dele, este curso mais é do que um treinamento comum, porque “através dele nós ensinamos os policiais a sobreviverem, algo distinto de ensiná-lo a trabalhar armado, com uma viatura”. Segundo observou, “com este curso nós ensinamos o policial a sobreviver a uma emboscada na hora em que ele chegar em sua casa, sobre qual a melhor forma dele se portar, às vezes descaracterizado e a paisana, para ter segurança no seu dia a dia”.
“A verdade é que nós estamos indo além daquilo que se exige do policial enquanto profissional no horário de trabalho, pois nós oferecemos-lhe treinamento para que ele tenha segurança com a sua família”, analisou.
Para o delegado Cunha, mais de 80% dos participantes avaliaram o curso como excepcional. “Nós nunca tivemos um curso que na sua totalidade – uma coisa são dez alunos fazerem uma avaliação – pois são mais de 20 alunos para cada uma das sete regionais, o que dá um total de 140 alunos, dos quais mais de 80% avaliando todas as etapas do processo como excepcionais, isso é incrível, é a melhor avaliação que nós já tivemos aqui”, destacou.
Ele disse acreditar na continuidade da parceria com o Sindicato, para o desenvolvimento da segunda fase do curso, abrangendo outras sete regionais, ou seja, Pontes e Lacerda, Cáceres, Várzea Grande, Barra do Garças, Primavera do Leste, Rondonópolis e Confresa. “Com isso, nós poderemos qualificar mais de 300 policiais se considerarmos as duas fases”.
VIOLÊNCIA URBANA Curso busca o aperfeiçoamento do policial civil, ensinando-lhe como sobreviver em situações de risco Fonte: Luiz Cesar de Moraes
Edição: 17.11.2017
Crédito Imagens: Luiz Cesar de Moraes