• dezembro 4, 2020

Edleusa e Glaucio: uma gestão histórica!

Edleusa e Glaucio: uma gestão histórica!

Coragem, união, trabalho, conquistas, pioneirismo, propostas de redução de mensalidade e estabilidade politica interna. Esses são alguns dos atributos dessa diretoria esteve nos últimos três anos responsável pela gestão do SINPOL/MT e que jamais será esquecida. E nós, membros-filiados, além de testemunhar vários destes feitos, temos agora – dia 4/12 – a chance participar de um dos momentos mais memoráveis da história do nosso sindicato: a deliberação sobre o valor padrão da mensalidade.

Sexta-feira nossa Presidente e Vice, Edleusa Mesquita e Gláucio Castañon, apresentarão uma proposta de mensalidade padrão para todas as classes, o que ao meu ver, é o maior de todos os legados que uma diretoria poderá deixar para a próxima gestão. Senão, vejamos. Se por um lado estamos há 3 anos sem a contribuição sindical anual obrigatória e a mensalidade dos filiados é a única fonte de recursos de que dispõe o sindicato para manter a estrutura, fazer reformas, pagar pessoal e bancar as lutas pela manutenção dos nossos direitos e conquistas de outros, por outro lado sabemos que a casa está arrumada.

Com essas mudanças o sindicato ainda terá um saldo mensal que poderão ser aplicados no caixa para manifestações e eventualmente utilizado para melhoria das estruturas da sede e subsedes. E por falar em subsedes, se por ventura o futuro presidente Gláucio necessite de mais verba para a gestão central, ele tem margem para mexer na porcentagem de repasse mensal dessas extensões, podendo ser melhor dividido se  alterar a atual porcentagem de 80 para 60%, por exemplo.

Falando em saldo chegamos na melhor parte. Se a proposta da Edleusa for aprovada nós sindicalizados saímos no lucro, nossa colega cumpre a promessa de campanha e a quantia de sindicalizados aumenta, ou seja: todos ganham, ou melhor: todos ganhamos! É simples. Considere 25 anos e média de idade de quem entra na Policial Civil hoje, desconte esses 25 anos da expectativa de vida média dos brasileiros atualmente que é de 75 anos, no final nós teremos passado 50 anos das nossas vidas sendo policiais e sindicalizados. Caso a proposta de valor único passe amanhã, desses 50 anos nós teremos pago em 6 deles valor a mais do que se paga hoje. E a melhor noticia disso tudo é que a turma mais recente já estará na classe C3 em fevereiro de 2022.

Juntos, diante de todas as adversidades Edleusa e Gláucio elegeram a primeira presidente mulher do SINPOL, fizeram uma gestão marcada pelo enfrentamento ao assédio moral que persiste em nossa instituição, organizaram as contas, fizeram reformas estruturais consideráveis e, enquanto todas as outras áreas do funcionalismo público estadual perderam direitos e garantias, nossos diretores conseguiram manter intocáveis nossos direitos à aposentadoria com paridade e integralidade. Por todo o exposto podemos concluir, ou devemos admitir, que Edleusa fez um bom trabalho e se mostrou desprendida ao ser também a primeira a ocupar esse cargo e não disputar a reeleição. Na sucessão desse mandato altamente qualificado que está se encerrando, o futuro presidente Gláucio Castañon terá a difícil tarefa de manter a qualidade da gestão e dos enfrentamentos aos adversários da polícia e dos policiais. Entretanto, além de se mostrar corajoso e disposto, ele certamente seguirá contando com a amizade e apoio de Edleusa e com a nossa, os filiados que apostaram que no resumo da ópera só queremos continuar tendo o apoio de quem fora eleito para nos representar. Parabéns pelos feitos Edleusa você mostrou a todos nós que só mesmo a união faz a força!

Portanto, convido todos os colegas a comparecer na assembleia geral do dia 4 de dezembro de 2020, aprovar a proposta de mensalidade com valor único que estará em pauta e, sempre que puder, chamar os colegas que ainda não são membros para se filiar. Foi assim que eu fiz e que assim conquistamos nessa semana mais um guerreiro rumo a meta de tornar o SINPOL o Sindicato mais forte do Estado de Mato Grosso. Seja bem-vindo colega Adailton Fernando Dias, o mais novo sindicalizado do SINPOL!

               Messias Rocha – Sindicalizado SINPOL-MT

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…