• junho 30, 2016

Eis a íntegra do projeto:

Eis a íntegra do projeto:

Substitutivo Integral ao Projeto de lei nº 285/2016 – 1uxox4d3

Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa

Despacho 

Autor: Poder Executivo Fixa o índice de correção da revisão geral anual do subsídio dos servidores públicos civis  e militares,  ativos,  inativos  e  pensionistas  do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, para o ano de 2016, e dá outras providências.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO, tendo em vista o que dispõe o art. 42 da Constituição Estadual, aprova e o Governador do Estado sanciona a seguinte Lei:

Art. 1º  Esta lei fixa o índice da Revisão Geral Anual (RGA) do subsídio dos servidores públicos civis e militares, ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, para o ano de 2016, bem como a sua forma de pagamento.

Art. 2º  O índice de que trata o art. 4º da Lei n.º 8.278, de 30 de dezembro de 2004, para o ano de 2016, fica fixado em 11,28% (onze inteiros e vinte e oito centésimos por cento).

Art. 3º Considerando as condições descritas nos incisos II e III do art. 3º da Lei n.º 8.278, de 30 de dezembro de 2004, para o ano de 2016, a implantação na folha de pagamento de 11,28% (onze inteiros e vinte e oitocentésimos por cento) da RGA se dará, gradativamente, da seguinte forma:

I – 2% (dois por cento) em setembro de 2016, sob o subsídio de maio de 2016;

II – 2,68% (dois virgula sessenta e oito por cento) em janeiro de 2017, sob o subsídio de setembro de 2016;

III – 2,68% (dois virgula sessenta e oito por cento) em abril de 2017, sob o subsídio de janeiro de 2017;

IV – A diferença para atingir os 11,28% (onze virgula e vinte e oito por cento), calculada sob o subsídio de abril de 2017, será paga em duas parcelas, em junho e setembro de 2017, condicionado a apuração do percentual menor de 49% de Despesa Total de Pessoal em relação à Receita Corrente Líquida, respectivamente no 1° e no 2º quadrimestre de 2017.

§1° Caso não ocorra a condicionante do inciso IV, quando da apuração do percentual menor de 49% de Despesa Total de Pessoal em relação à Receita Corrente Líquida, dos quadrimestres seguintes, a diferença será revertida em índice de RGA até a quitação do percentual referido no caput.

§2° Os efeitos financeiros dispostos nos incisos não retroagirão.

Art. 4º  O disposto nesta lei não se aplica ao(s):

I – Procuradores do Estado; e

II – Cargos Comissionados.

 

Art. 5º Ficam suspensas as nomeações de cargos efetivos no âmbito do Poder Executivo Estadual até o limite do prazo estabelecido no inciso IV do art. 3°, ressalvada a reposição decorrente de aposentadoria ou falecimento de servidores das áreas de educação, saúde e segurança.

Art. 6º  Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour” em 29 de Junho de 2016

Poder Executivo

JUSTIFICATIVA SUBSTITUTIVO INTEGRAL À MENSAGEM Nº  45,   DE  28  DE   JUNHO   DE 2016.

Excelentíssimo Senhor Presidente,

Excelentíssimos Senhores e Senhora Parlamentares,

No exercício da competência estabelecida no artigo 39, parágrafo único, inciso II, e artigo 25, inciso IX, ambos da Constituição do Estado de Mato Grosso; tenho a honra de me dirigir a Vossas Excelências para submeter à apreciação dessa Casa de Leis, o substitutivo integral ao projeto de lei que “Fixa o índice de correção da revisão geral anual do subsídio dos servidores públicos civis e militares, ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, para o ano de 2016, e dá outras providências.”

O substitutivo apresentado decorre das recentes tratativas com os servidores públicos com o intuito de assegurar aos servidores do Poder Executivo Estadual o direito constitucional a Revisão Geral Anual, previsto no inciso X, artigo 37 da Constituição Federal, na forma regulamentada pela Lei nº 8.278, de 30 de dezembro de 2004.

Nota-se que, no substitutivo apresentado permanece a implantação da Revisão Geral Anual na folha de pagamento de forma gradativa e de forma parcial, em razão da grave crise que atinge o Brasil e o Estado de Mato Grosso.

Inicialmente a proposta consistia no pagamento de 6% sob o subsídio de maio de 2016, implantados gradativamente da seguinte forma: 2% a partir de setembro/2016; outros 2% a partir de janeiro/2017 (atingindo 4%), e outros 2% restantes, a partir de abril/2017, totalizando os 6%.

Contudo, diante da negociação com os servidores públicos pactuou-se uma nova proposta de pagamento da Revisão Geral Anual.

Assim, a nova proposta consiste no pagamento de 7,36% (sete vírgula trinta e três por cento), sem efeitos retroativos, implantados gradativamente da seguinte forma: 2% a partir de setembro/2016, sob o subsídio de maio de 2016; outros 2,68% a partir de janeiro/2017 (atingindo 4,68%), sob o subsídio de setembro de 2016; e outros 2,68% restantes, a partir de abril/2017, sob o subsídio de janeiro de 2017, totalizando os 7,36%.

 

Além disso, permanece a previsão de que toda vez que o Estado atingir um percentual menor de 49% de Despesa Total de Pessoal em relação à Receita Corrente Líquida, a diferença será revertida em índice de RGA até atingir os 11,28% (onze vírgula e vinte e oito por cento) referente ao ano de 2016.

Esses são os motivos que me inclinam a submeter o presente substitutivo integral ao Projeto de Lei 285/2016 (originário da Mensagem 45/2016) à apreciação dessa Casa Legislativa, como de costume, conto com a colaboração de Vossas Excelências para a sua conversão em lei, tendo em vista a relevância da matéria,  e requeiro  ainda, que se confira à tramitação deste Projeto  regime de urgência , nos termos do art. 41 da Constituição Estadual.

 

Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour” em 29 de Junho de 2016

 

Poder Executivo

RGA Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – SIAGESPOC
Edição: 30/06/2016
Crédito Imagens:

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…