- maio 13, 2016
FORUM SINDICAL BUSCA SINTONIA DE AÇÕES
Os dirigentes dos sindicatos dos trabalhadores no serviço público de Mato Grosso voltaram a se reunir hoje, na sede do Sintap, para discutir a recusa do Governo do Estado em pagar a Revisão Geral Anual – RGA à categoria. Eles integram o Forum Sindical, que se uniu em bloco para definir a melhor estratégia a ser adotada frente ao radicalismo do Governo que se recusa a conceder ao funcionalismo a reposição salarial de 11,28% referente à inflação, conforme dispositivo previsto em lei.
Na opinião de Cledison Gonçalves, que preside o Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil de Mato Grosso – Siagespoc, o movimento sindical tem evoluído muito nos últimos dias. Ele mencionou a realidade do que ocorreu ontem, por exemplo, quando o foco foi tentar desconstruir os argumentos dos representantes do Governo em sessão na Assembleia Legislativa, ao passo que hoje a preocupação passou a ser definir uma ação articulada envolvendo os cerca de 30 dirigentes sindicais nos embates que se avizinham.
Um dos propósitos do Forum Sindical, de acordo com Rogério Chapadense, presidente dos fiscais do Procon, é alinhar o discurso da entidade, buscando fortalecer a organização interna. Tornar a comunicação mais efetiva para atingir o público externo é outra preocupação dos sindicalistas. “É essa uma das fórmulas de minimizar as dúvidas da comunidade mato-grossense quanto à legitimidade da luta do Forum pelo recebimento do RGA”, explicou.
Cledison Gonçalves defende a realização dessas reuniões, argumentando que é através de discussões demoradas sobre as ações do Forum que se pode reconhecer e admitir os erros do passado e prevenir as ações futuras. Ele explicou que o Forum tem procurado mostrar à população que o RGA não é aumento salarial, mas tão somente uma recomposição de perdas acumuladas nos últimos 12 meses.
A reunião de hoje definiu o cronograma das assembleias de cada categoria com o objetivo de acatar ou não um indicativo de greve geral no dia 24. Nesta sexta acontece a assembleia do Sindspen, enquanto que no dia 17, coincidindo com uma paralisação de 24 horas definida na semana passada, serão realizadas mais quatro assembleias: Sisma, Sinpaig e Sindes, todas as 9h, em frente a Secretaria de Estado de Gestão. No mesmo dia ocorre a assembleia geral do Sindepojuc, no hotel Sansaed, no bairro Lixeira, enquanto que a do Sintap será no dia 25, às 14h30, na sede da Associação do Indea.
PARALISAÇÃO Fonte: Assessoria de Comunicação
Edição: Siagespoc
Crédito Imagens: