• maio 30, 2016

FÓRUM SINDICAL REJEITA PROPOSTA DO GOVERNO E CONVOCA GREVE GERAL

FÓRUM SINDICAL REJEITA PROPOSTA DO GOVERNO E CONVOCA GREVE GERAL

O Fórum Sindical, entidade que congrega 32 categorias do funcionalismo público estadual, recusou hoje, em assembleia, a proposta do Governo de Mato Grosso de pagar apenas 5% da Reposição Geral Anual – RGA referente às perdas inflacionárias do último ano, cujo índice oficial é de 11,28%.

Para os sindicalistas, a proposta "é imoral" e contém o agravante de que o pagamento seria parcelado em duas vezes: setembro de 2016 e janeiro de 2017, ainda assim não retroativo ao mês de maio.

A proposta do Governo foi considerada como extremamente prejudicial para o funcionalismo público, pelo Fórum Sindical, que deliberou por deflagrar greve geral dos trabalhadores por tempo indeterminado a partir de 31 de maio, como já tinha sido definido em assembleia da semana passada.

Antes de deliberar pela greve, os membros do Fórum discutiram e aprovaram uma contraproposta que deve ser levada ao Governo ainda hoje. De acordo com Cledison Gonçalves, do Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil de Mato Grosso – Siagespoc, os sindicalistas não abrem mão de receber o percentual de 11,28%, ou seja, a RGA integral, cabendo ao Governo definir como pretende parcelar esse percentual, desde que seja retroativo ao mês de maio.

O presidente do Siagespoc explicou que o Fórum decidiu pela greve porque o servidor público de Mato Grosso não abre mão de receber a RGA a que tem direito, considerando que esta seria uma perda salarial extremamente prejudicial à classe trabalhadora. “Ninguém aceita ter seu salário reduzido”, disse.

Ele frisou que os presidentes de sindicatos estão e permanecerão atentos no decorrer das negociações para que nenhuma categoria tenha perda salarial. “Nós estamos lutando para que o servidor não tenha nenhuma perda, ou seja, nós não abrimos mão dos 11,28% em hipótese alguma porque se abrirmos mão de 0 5%, esse 0,5% significará uma perda para o servidor”.

IMPASSE Integrantes do Fórum recusaram proposta do Governo de redução e parcelamento do RGA, e aprovaram greve geral Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – SIAGESPOC
Edição: SIAGESPOC
Crédito Imagens:

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…