- junho 22, 2016
FÓRUM VÊ COM SIMPATIA PROPOSTA DE PARCELAMENTO DA RGA
“A proposta definida ontem, dia 21, pela comissão de parlamentares que intermedeia as discussões entre o Fórum Sindical e o Governo do Estado é a que chega mais perto da nossa pretensão”. A avaliação foi feita hoje pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil de Mato Grosso – Siagespoc, Cledison Gonçalves.
Esta proposta assegura o pagamento do percentual de 11,28% da RGA, de forma parcelada: 2% em setembro de 2016, 2% em janeiro e 2% em março de 2017 e 4,21% em abril de 2017; e mais 1,07% em setembro de 2017, retroativo a 2016, garantindo, portanto, o pagamento dos 11,28% que motivou a deflagração do movimento grevista no dia 1º de junho.
O sindicalista opina que, de acordo com a nova proposta, “não haverá nenhuma perda salarial para os investigadores de Polícia”. Ele disse que o Fórum concluiu ter sido preciso abrir mão do retroativo, “pois essa foi uma condição dos deputados para que realmente nós pudéssemos por fim a esse imbróglio em que se tornou a questão do pagamento da RGA”.
Cledison Gonçalves afirmou ainda que ”foi o que deu para avançar, pois os servidores terão os 11,28%, embora parcelados, mas terão esse índice incorporado aos seus salários. Nós entendemos que foi um avanço, pois o governo não abria mão de vincular os 5,28% à Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, [mas ao final] ficam garantidos, portanto, os 11,28% sem vínculo à LRF”.
Os termos do acordo já têm o aval tanto dos parlamentares quanto dos integrantes do Fórum Sindical, faltando apenas ser aprovados pelo Governo, o que deve acontecer ainda hoje, em nova reunião na Assembleia Legislativa, às 14:00 horas. Caso seja mantido esse entendimento, a Assembleia pode votar a nova proposta na sessão de quinta-feira, dia 23, às 9 horas.
GREVE GERAL Após várias reuniões entre o Fórum Sindical e uma comissão de deputados, a greve dos servidores pode finalmente ser encerrada Fonte: Siagespoc – MT
Edição: 22.06.2016
Crédito Imagens: