- janeiro 5, 2021
Gláucio assume Sinpol e prevê novos desafios a investigadores
“Muitos acham que as coisas acontecem naturalmente, mas não é bem assim. Se não tivermos um sindicato forte, uma federação forte, uma confederação também forte, não teríamos conseguido avançar na defesa dos direitos da categoria”, avaliou ao tomar posse na segunda-feira (04), em Cuiabá, o novo presidente do Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil de Mato Grosso (Sinpol-MT), Gláucio de Abreu Castañon.
Ele assumiu o Sinpol para um mandato de três anos (2021-2023), substituindo Edleusa Mesquita, muito elogiada por sua atuação à frente do sindicato.
Várias lideranças destacaram o empenho de Mesquita liderando o Sinpol em lutas como a defesa de pagamento da URV pelo governo estadual, melhoria das condições de trabalho dos policiais e a intensa articulação na reforma da previdência.
O novo presidente Gláucio Castañon destacou a mobilização nacional em torno da reforma da previdência, no ano passado, como um dos exemplos deste trabalho.
Ele lembrou que se os investigadores não acampassem em brasília no ano passado, literalmente, para tirar a categoria da reforma geral aprovada pelo Congresso Nacional, não haveria como posteriormente lutar para que os efeitos da reforma fossem minimizados nos estados.
“Fomos a Brasília, acampamos lá, impedimos àquela aprovação. Depois fomos à Assembleia Legislativa e garantimos direitos que colocaram a o texto de reforma aprovado em Mato Grosso como um dos melhores do país. Isso é mobilização. Isso é conquista”, considerou Gláucio Castañon, que na oportunidade era vice-presidente do Sinpol. Ele avaliou que vários outros temas de interesse dos investigadores estarão em pauta nesta gestão.
Edleusa Mesquita, que comandou a luta, também destacou o trabalho e creditou o sucesso da gestão à mobilização.
“Foi um trabalho conjunto, de muitos”, ponderou a ex-presidente, agradecendo o empenho de toda a diretoria nas conquistas. “Saio com um sentimento bom, de dever cumprido”, admitiu.
A presidente da Federação Interestaduais dos Policiais Civis da Região Centro-Oeste – FEIPOL/CON, Marcilene Lucena, que prestigiou a posse da nova diretoria ao lado de outras lideranças nacionais da categoria, lembrou da luta contra as tentativas de desmoralizar o trabalho sindical.
“Ao longo dos anos, temos assistido o movimento sindical sendo atacado. Atacaram a nossa credibilidade como instituição. Depois, a forma de arrecadação. Buscaram com isso fragilizar a representação dos trabalhadores”, declarou Lucena, lembrando que o movimento sindical vem combatendo estas tentativas aumentando a mobilização.
“A compreensão deste cenário tornou o desafio do movimento sindical ainda maior e o Sinpol de Mato Grosso tem sido ao longo de anos uma referência de lutas e de conquistas”, considerou.
Um exemplo claro de que a categoria sentiu a necessidade de se unir cada vez mais foi lembrado pelo novo presidente do Sinpol.
Gláucio Castañon informou que a diretoria anterior assumiu com pouco mais de 1.400 sindicalizados, repassando à nova direção um sindicato com mais de 1.800 associados. “Vou deixar a direção (daqui a três anos) com dois mil filiados”, previu o novo presidente.
A Polícia Civil de Mato Grosso tem hoje 2.047 investigadores na ativa e 880 aposentados. O alto número de sindicalizados mostra credibilidade pela direção de um sindicato representado atualmente por 10 subsedes, boa parte com estrutura de lazer e entretenimento. Esse diferencial é considerado um ‘plus’ à categoria, já que o foco mesmo do Sinpol é atuar nas demandas da categoria.
Além da luta na reforma da previdência, por exemplo, o sindicato vem se notabilizando em somar forças para garantir a melhoria do trabalho dos investigadores em todo o Estado.
Recentemente o próprio Castañon publicou artigo denunciando a falta de investigadores, problemas na alimentação de plantonistas, não cumprimento de leis sobre escalas de trabalho, entre outras pautas.
Prestigiaram a posse
Além de Edleusa Mesquita, Gláucio Castañon e Marcilene Lucena, participaram da cerimônia de posse os deputados estaduais Delegado Claudinei e Sílvio Fávero; o ex-vereador Domingos Sávio, representando o deputado Eduardo Botelho; Itamir Lima, da Federação dos Policiais Norte (FEIPOL); e Antônio Costa, do Sinpol-GO. Representantes das subsedes também estiveram presentes à cerimônia, transmitida ao vivo pelo canal do sindicato no youtube.
Composição da nova diretoria:
Presidente: GLÁUCIO DE ABREU CASTAÑON
Vice-Presidente: SÉRGIO MÁRIO PEREIRA
Secretário Geral: ARLEY XAVIER DE OLIVEIRA
Secretário Geral Adjunto: EDSON MARTINS DA SILVA
Diretor Financeiro: CLEBER DE SOUZA SANTOS
Diretor Financeiro Adjunto: MARCOS ROBERTO SPENGLER
Diretor de Cultura Esporte e Lazer: PEDRO PAES DA SILVA FILHO
Diretor de Cultura Esporte e Lazer: CARLOS EDUARDO DIAS FERREIRA
Diretor de Cultura Esporte e Lazer: LUIS JOSÉ JAC DE JESUS NETO
Diretor de Assuntos de Aposentados e Pensionistas: JANETE MARIA DE OLIVEIRA
Conselho Fiscal: DEBORAH AGUIAR CASTILHO
Conselho Fiscal: ADILSON CORTEZ DA SILVA
Conselho Fiscal: VALDESSON PEREIRA DA SILVA
Conselho Fiscal: JOAB VINICIUS MARTINS DE SIQUEIRA
Conselho Fiscal: WEVERSON VIEIRA DE OLIVEIRA
Conselho Fiscal: MÁRCIA VIEIRA DE OLIVEIRA
Conselho Deliberativo: ANTONIA JANNYKELLY SILVA
Conselho Deliberativo: RAMIRES CHATEAUBRIAND DIAS
Conselho Deliberativo: SANTHIAGO MARCONDES SANTOS SOARES
Conselho Deliberativo: JUSSIÊ FRANCISCO BRITO DA SILVA
Conselho Deliberativo: MARIA APARECIDA RODRIGUES SABARÁ
Conselho Deliberativo: JEAN PAULO MIRANDA SOARES
Diretor Subsede Água Boa: ALESSANDRO DA MATA ARAÚJO
Diretor Subsede Alta Floresta: MÁRCIO APARECIDO FIGUEIREDO
Diretor Subsede Barra do Garças: ABEL CÉZAR SILVA FRANÇA
Diretor Subsede Cáceres: LOURIVAL SOARES DA SILVA
Diretor Subsede Juína: ALEX SANDRO LOZANO
Diretor Subsede Pontes e Lacerda: DJANDE DOS SANTOS SOUZA
Diretor Subsede Rondonópolis: APARECIDO SOUZA DE FLORES
Diretor Subsede Tangará da Serra: JUCEMILSON NAZÁRIO DE CARVALHO