• outubro 4, 2023

Gláucio é reeleito presidente do Sinpol-MT; “Vou percorrer todos os municípios”

Gláucio é reeleito presidente do Sinpol-MT; “Vou percorrer todos os municípios”

 

 

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso (Sinpol-MT), Gláucio de Abreu Castañon, foi reeleito na terça-feira (3) para mais três anos de mandato (2024/26). Concorrendo pela chapa 1 ‘Eficiência e Transparência’, Gláucio obteve 702 votos. A chapa 2 ‘Valorização, Integração e Respeito’, liderada por Antônio Coelho Filho, obteve 445 votos. A eleição elegeu também as diretorias das nove subsedes do Sinpol: Cáceres, Sinop, Alta Floresta, Tangará da Serra, Rondonópolis, Água Boa, Barra do Garças, Juína e Pontes e Lacerda.

 

Mesmo destacando o resultado conquistado, a vitória com 64% dos votos válidos, o presidente Gláucio pediu unidade da categoria e informou que irá visitar todos os municípios para ouvir a categoria. “Nossa ideia agora é viajar ao interior, visitar todas as cidades, e ouvir também queM votou contra. É maturidade, é aprendizado para que a gente possa se aproximar cada vez mais dos sindicalizados”, destacou o presidente reeleito.

 

As metas básicas do novo mandato, segundo ele, estão relacionadas na reestruturação das atribuições dos investigadores, além da busca de reenquadramento salarial. Antes, disso, porém, ele admite que o desafio será não perder conquistas. “Primeiro desafio é manter as conquistas. Nós vivemos tempos em que para os servidores públicos, não perder direitos já é uma conquista”, considerou. (Confira, abaixo, entrevista com o presidente)

 

Comissão eleitoral

 

O presidente da Comissão Eleitoral nomeada para conduzir o pleito, Wilton Brandi Hohlenwerger, destacou o processo. “Os trabalhos realizados desde o dia 04 de agosto foram pautados com a máxima seriedade, lealdade, urbanidade e imparcialidade. Desejamos a todos os candidatos que participaram e outros envolvidos muito sucesso em suas jornadas”, disse o presidente. Além de Wilton, integraram a Comissão Eleitoral Marli Fernandes Dias (vice – presidente), José Siplaki Neto e Jair Vieira Maia (membros).

 

A chapa executiva eleita tem a seguinte composição:

 

2

Gláucio de Abreu Castañon (presidente), Antônia Jannykelly Silva (vice), Arley Xavier de Oliveira (secretário-geral), Heleno Xavier de Oliveira (secretário-geral adjunto), Cleber de Souza Santos (diretor financeiro), Marcos Roberto Spengler (diretor financeiro adjunto), Pedro Paes da Silva Filho (diretor de cultura, esporte e lazer), Jean Paulo Miranda Soares (diretor de cultura, esporte e lazer adjunto), Janete Maria de Oliveira (diretor de assuntos dos aposentados e pensionistas) e Auribela Maria de Souza Carmo (diretor de assuntos dos aposentados e pensionistas adjunto).

 

Integram o Conselho Deliberativo: Ramires Chateubriand Dias, Santhiago Marcondes Santos Soares, Jussie Francisco Brito da Silva e Jonas de Oliveira Almeida.

 

Eleitos nas Subsedes

Água Boa: Alessandro da Mata Araújo

Alta Floresta: Joelton Venâncio da Silva

Barra do Garças: Edsinomar Maciel Gonçalves

Cáceres: Sérgio Mário Pereira

Juína: Alex Sandro Lozano

Pontes e Lacerda: Djande dos Santos Souza

Rondonópolis: Aparecido Flores de Souza

Sinop: Cleverson de Souza Hanse

Tangará da Serra: Maria Aparecida Rodrigues Sabará

 

Confira um bate-bola com o presidente reeleito:

 

Qual avaliação da campanha?

Graças a Deus e ao trabalho desenvolvido, tivemos uma votação considerável, mas temos que analisar o resultado das urnas. Queremos agradecer a todos que depositaram a confiança, os 704 votos, mas, ao mesmo tempo, ressaltar aqueles que votaram na outra chapa. Eu gostaria que viessem conhecer o nosso trabalho, nossas prestações de conta, que se aproximassem mais do sindicato e pudessem trazer sugestões para melhorar nossa atuação. Se há algum descontentamento, temos que ouvir e aprender com esse descontentamento. Inclusive a nossa ideia agora é viajar ao interior, visitar todas as cidades, e ouvir também que votou contra. É maturidade, é aprendizado para que a gente possa se aproximar cada vez mais dos sindicalizados.

 

Houve disputa, o que não deixa de ser saudável, mas a vitória  foi maiúscula…

Com certeza. Tivemos uma vitória com aproximadamente 64% dos votos válidos. Isso sem que eu tenha feito viagens para o interior e, diga-se de passagem, por falta de recursos financeiros para fazer campanha. Só conseguimos visitar Barra do Garças, Primavera do Leste, Campo Verde, Tangará da Serra e Rondonópolis. Então, de um universo de 141 municípios, viajamos muito pouco para fazer campanha.

 

E agora, quais os desafios deste novo mandato, que se inicia em 2024?

Primeiro desafio é manter as conquistas. Nós vivemos tempo em que, para os servidores públicos, não perder direitos já é uma conquista. Mas o nosso foco será a reestruturação das atribuições dos investigadores, que está agora prestes a ser aprovado, e buscar o reenquadramento salarial da categoria. Também estou indo (quarta-feira/4) nesta madrugada para Palmas, no Tocantins, ao Congresso da Federação Interestadual dos Policias Civis das regiões Centro Oeste/Norte (Feipol Con), onde diversos assuntos serão discutidos. Nós temos no Congresso Nacional, por exemplo, a aprovação da Lei Orgânica Nacional das políciais civis. Já passou pela Câmara e agora está no Senado. Estamos buscando apoio para aprovar esta importante lei que impacta diretamente na vida dos investigadores.

 

Gláucio, qual a mensagem a todos os investigadores na conquista desta reeleição?

O pleito eleitoral passou, terminou. Disputas são salutares, a democracia é isso. E gostaria de convocar todos aqueles que nos apoiaram, aqueles que deixaram de apoiar e aqueles que não votaram, para que a gente possa fortalecer o sindicato. Uma categoria só é forte se tem um sindicato forte.

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…