- outubro 4, 2023
Gláucio é reeleito presidente do Sinpol-MT; “Vou percorrer todos os municípios”
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso (Sinpol-MT), Gláucio de Abreu Castañon, foi reeleito na terça-feira (3) para mais três anos de mandato (2024/26). Concorrendo pela chapa 1 ‘Eficiência e Transparência’, Gláucio obteve 702 votos. A chapa 2 ‘Valorização, Integração e Respeito’, liderada por Antônio Coelho Filho, obteve 445 votos. A eleição elegeu também as diretorias das nove subsedes do Sinpol: Cáceres, Sinop, Alta Floresta, Tangará da Serra, Rondonópolis, Água Boa, Barra do Garças, Juína e Pontes e Lacerda.
Mesmo destacando o resultado conquistado, a vitória com 64% dos votos válidos, o presidente Gláucio pediu unidade da categoria e informou que irá visitar todos os municípios para ouvir a categoria. “Nossa ideia agora é viajar ao interior, visitar todas as cidades, e ouvir também queM votou contra. É maturidade, é aprendizado para que a gente possa se aproximar cada vez mais dos sindicalizados”, destacou o presidente reeleito.
As metas básicas do novo mandato, segundo ele, estão relacionadas na reestruturação das atribuições dos investigadores, além da busca de reenquadramento salarial. Antes, disso, porém, ele admite que o desafio será não perder conquistas. “Primeiro desafio é manter as conquistas. Nós vivemos tempos em que para os servidores públicos, não perder direitos já é uma conquista”, considerou. (Confira, abaixo, entrevista com o presidente)
Comissão eleitoral
O presidente da Comissão Eleitoral nomeada para conduzir o pleito, Wilton Brandi Hohlenwerger, destacou o processo. “Os trabalhos realizados desde o dia 04 de agosto foram pautados com a máxima seriedade, lealdade, urbanidade e imparcialidade. Desejamos a todos os candidatos que participaram e outros envolvidos muito sucesso em suas jornadas”, disse o presidente. Além de Wilton, integraram a Comissão Eleitoral Marli Fernandes Dias (vice – presidente), José Siplaki Neto e Jair Vieira Maia (membros).
A chapa executiva eleita tem a seguinte composição:
Gláucio de Abreu Castañon (presidente), Antônia Jannykelly Silva (vice), Arley Xavier de Oliveira (secretário-geral), Heleno Xavier de Oliveira (secretário-geral adjunto), Cleber de Souza Santos (diretor financeiro), Marcos Roberto Spengler (diretor financeiro adjunto), Pedro Paes da Silva Filho (diretor de cultura, esporte e lazer), Jean Paulo Miranda Soares (diretor de cultura, esporte e lazer adjunto), Janete Maria de Oliveira (diretor de assuntos dos aposentados e pensionistas) e Auribela Maria de Souza Carmo (diretor de assuntos dos aposentados e pensionistas adjunto).
Integram o Conselho Deliberativo: Ramires Chateubriand Dias, Santhiago Marcondes Santos Soares, Jussie Francisco Brito da Silva e Jonas de Oliveira Almeida.
Eleitos nas Subsedes
Água Boa: Alessandro da Mata Araújo
Alta Floresta: Joelton Venâncio da Silva
Barra do Garças: Edsinomar Maciel Gonçalves
Cáceres: Sérgio Mário Pereira
Juína: Alex Sandro Lozano
Pontes e Lacerda: Djande dos Santos Souza
Rondonópolis: Aparecido Flores de Souza
Sinop: Cleverson de Souza Hanse
Tangará da Serra: Maria Aparecida Rodrigues Sabará
Confira um bate-bola com o presidente reeleito:
Qual avaliação da campanha?
Graças a Deus e ao trabalho desenvolvido, tivemos uma votação considerável, mas temos que analisar o resultado das urnas. Queremos agradecer a todos que depositaram a confiança, os 704 votos, mas, ao mesmo tempo, ressaltar aqueles que votaram na outra chapa. Eu gostaria que viessem conhecer o nosso trabalho, nossas prestações de conta, que se aproximassem mais do sindicato e pudessem trazer sugestões para melhorar nossa atuação. Se há algum descontentamento, temos que ouvir e aprender com esse descontentamento. Inclusive a nossa ideia agora é viajar ao interior, visitar todas as cidades, e ouvir também que votou contra. É maturidade, é aprendizado para que a gente possa se aproximar cada vez mais dos sindicalizados.
Houve disputa, o que não deixa de ser saudável, mas a vitória foi maiúscula…
Com certeza. Tivemos uma vitória com aproximadamente 64% dos votos válidos. Isso sem que eu tenha feito viagens para o interior e, diga-se de passagem, por falta de recursos financeiros para fazer campanha. Só conseguimos visitar Barra do Garças, Primavera do Leste, Campo Verde, Tangará da Serra e Rondonópolis. Então, de um universo de 141 municípios, viajamos muito pouco para fazer campanha.
E agora, quais os desafios deste novo mandato, que se inicia em 2024?
Primeiro desafio é manter as conquistas. Nós vivemos tempo em que, para os servidores públicos, não perder direitos já é uma conquista. Mas o nosso foco será a reestruturação das atribuições dos investigadores, que está agora prestes a ser aprovado, e buscar o reenquadramento salarial da categoria. Também estou indo (quarta-feira/4) nesta madrugada para Palmas, no Tocantins, ao Congresso da Federação Interestadual dos Policias Civis das regiões Centro Oeste/Norte (Feipol Con), onde diversos assuntos serão discutidos. Nós temos no Congresso Nacional, por exemplo, a aprovação da Lei Orgânica Nacional das políciais civis. Já passou pela Câmara e agora está no Senado. Estamos buscando apoio para aprovar esta importante lei que impacta diretamente na vida dos investigadores.
Gláucio, qual a mensagem a todos os investigadores na conquista desta reeleição?
O pleito eleitoral passou, terminou. Disputas são salutares, a democracia é isso. E gostaria de convocar todos aqueles que nos apoiaram, aqueles que deixaram de apoiar e aqueles que não votaram, para que a gente possa fortalecer o sindicato. Uma categoria só é forte se tem um sindicato forte.