• junho 9, 2016

GREVISTAS: ACABAR COM A GREVE DEPENDE DO GOVERNO

GREVISTAS: ACABAR COM A GREVE DEPENDE DO GOVERNO
Mais uma rodada de negociações reuniu, de um lado, integrantes do Fórum Sindical, e de outro, uma comissão de deputados estaduais, que fazem o papel de mediadores em busca de um consenso entre Governo e grevistas, que possa por fim à greve do funcionalismo público estadual. Esta reunião foi realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
 
A principal novidade da greve geral dos servidores públicos, que entra hoje em seu nono dia, foi a citação da maior parte dos presidentes de sindicatos por um oficial de justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso – TJ-MT sobre a ilegalidade do movimento grevista. Uma liminar do TJ determina o fim da greve de algumas categorias, sob pena de pesada multa em caso de desobediência. 
 
Por sua vez, alguns sindicatos também impetraram medida de segurança no Judiciário, pleiteando o pagamento integral da RGA. O principal argumento é de que, ao se recusar a pagar a RGA, o Governo deixa de cumprir pelo menos três dispositivos legais, inclusive a Constituição Federal.
 
A opinião do líder do governo na Assembleia, deputado Wilson Santos, sobre o movimento de paralisação não mudou muito. Ele voltou a dizer que “se conceder a reposição salarial, o Governo não terá condições de pagar os salários em dia”, e repetiu a informação de que “25 estados, exceto Paraná e Mato Grosso, simplesmente deixaram de pagar a RGA por causa da crise financeira que assola o País”.
 
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil de Mato Grosso –  Siagespoc, Cledison Gonçalves, saiu otimista da reunião com os deputados, acreditando que pode haver uma solução para o impasse. Ele pensa que “cabe ao governo encontrar uma saída para o impasse, adotando sugestões com as quais os dois lados comungam”.
 
Hoje pela manhã ficou marcada nova reunião no Legislativo Estadual, entre parlamentares e grevistas, para a continuidade das discussões.
 
Às 15 horas será realizada a assembleia geral da categoria dos investigadores da Polícia Civil, que vai deliberar sobre a continuidade ou não do movimento dos investigadores. 

GREVE GERAL Alguns sindicatos também impetraram medida de segurança no Tribunal de Justiça, pedindo que o Governo pague a RGA integral Fonte: Siagespoc – MT
Edição: 09.06.2016
Crédito Imagens:

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…