- abril 25, 2020
Investigador lotado em Várzea Grande é o primeiro policial de Mato Grosso a testar positivo para o COVID-19
Um investigador da polícia civil teve o teste de COVID-19 confirmado esta semana em Mato Grosso. Ele estava trabalhando normalmente em uma delegacia de Várzea Grande quando começou a sentir os sintomas da doença. Para o Sinpol, sindicato da categoria, a prevenção foi falha por parte do governo do estado, pela falta de fornecimento de equipamentos de proteção individual.
“Embora a carreira policial seja uma atividade de risco, não deve ser absoluto quando pode ser suavizado com medidas preventivas”, afirma Edleusa Mesquita, presidente do Sindicato dos Investigadores.
O sindicato chegou a ingressar uma ação judicial solicitando liminarmente que o Estado fosse obrigado a fornecer equipamentos de proteção individual aos investigadores que atuam na linha frente, no entanto, o juiz não entendeu que havia necessidade pois não concedeu a liminar.
O vice presidente do SINPOL/MT Gláucio Castañon, assevera que caso tal medida judicial tivesse sido concedida, talvez hoje não tivéssemos investigadores sendo infectados pelo COVID-19, e complementa “não somos imortais senhores gestores e demais autoridades” somos policiais que não fogem do combate, apenas solicitamos as mínimas condições necessárias para desempenhar nossa missão.”
O policial segue estável em isolamento em casa.