- julho 19, 2018
IPC COORDENA GRUPO PROMOTOR DE CORRIDA DE RUA EM FAVOR DE CRIANÇAS
Pelo segundo ano consecutivo o Templo Hikmat Shriner (que reúne maçons das potências GOI, GOB, e Grande Loja) promove uma corrida de rua em Cuiabá, com o objetivo de divulgar o trabalho filantrópico que desenvolve em favor de crianças necessitadas de cirurgias ortopédicas de Mato Grosso e de outros estados.
O coordenador deste movimento, o investigador da Polícia Civil Jackson Rondon, informou que a Corrida dos Bandeirantes será realizada neste domingo (22), a partir das 7 horas da manhã, no Bairro São Gonçalo Beira Rio, região conhecida como Rota do Peixe.
Para a Presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso – Sinpol-MT, Edleusa Mesquita, “ser solidária com eventos de tal natureza tem tudo a ver com a nossa gestão”.
A corrida é composta por duas provas: de cinco e dez quilômetros, com premiação dos cinco primeiros colocados de cada categoria – feminino e masculino. A organização da prova alerta os participantes para chegarem ao local da largada (em frente ao Clube dos Sub Tenentes e Sargentos) com antecedência, porque as vias adjacentes serão interditas a partir das 6 horas.
Para Rondon, a intenção desta corrida é fomentar a atividade esportiva entre a população, mas também divulgar o esforço em prol da arrecadação de recursos destinados a ajudar um público infantil.
Em Cuiabá, o Templo Hikmat Shriner vem realizando eventos para custear cirurgias ortopédicas reparadoras, atendendo a crianças de zero a 18 anos, não necessariamente carentes. Se o pai comprova que não tem condições de pagar o tratamento, e um médico do movimento atesta a necessidade da cirurgia, ela é realizada.
Esse trabalho já é uma realidade em Cuiabá há algum tempo. Em média são feitas de cinco a seis cirurgias por semana, não só em Cuiabá, mas atendendo também crianças de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rondônia.
O carro chefe das arrecadações do movimento são os leilões de eqüinos e bovinos, que também serão realizados este ano. A coordenação do movimento explicou que até agora conseguiu a doação de muitos animais, e que espera um resultado positivo da venda (leilão) assim como aconteceu no ano passado, com o apoio da Acrimat.
Uma campanha de incentivo às doações conseguiu, só este ano, 15 veículos: três automóveis e 12 motos, cuja renda será vital para a manutenção dos custos.
Jackson Rondon acredita que “ajudar alguém é obrigação de cada um de nós. Se eu espero você fazer e você não faz, e você espera eu fazer e eu não faço, nada sai. Então a nossa vida é feita de atitudes. Nós temos que dar o primeiro passo não esperando que o outro faça algo por alguém ou por nós mesmos”.