O município de Tangará da Serra recebeu no dia 06 de agosto, o Fórum Estadual dos Investigadores de Polícia. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso – Siagespoc. O objetivo do encontro foi debater os novos rumos na carreira dos policiais civis em Mato Grosso. Participam policiais civis de toda região de Tangará da Serra.
O Fórum está sendo realizado por todo estado, dividido em polos. Os encontros tiveram início no dia 02 de julho em Cáceres. Desde então, já foram realizados encontros em Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Alto Araguaia, Peixoto de Azevedo, Alta Floresta e Sinop.
Em Tangará da Serra, o encontro contou com a participação do Delegado Regional do município.
O presidente do Siagespoc, Cledison Gonçalves da Silva, destaca que um dos temas em debate é a exigência acadêmica para o ingresso na carreira de investigador por meio de concurso público. Fórum também enfoca a situação de trabalho dos Investigadores de Polícia no estado. O Sindicato está ouvindo os anseios dos profissionais, reivindicações, as dificuldades no dia a dia, as expectativas em relação a carreira, entre outros assuntos.
Em todas as regiões, os fatos constatados são os mesmos: falta de estrutura para trabalho, de material, viaturas, armamento velho, baixo efetivo, excesso de trabalho dos policiais por deficiência no efetivo, prédios de delegacias velhos e insalubres, cadeias sem condições de abrir os presos.
Mesmo com a entrada de mais 300 policiais que foram integrados as delegacias no mês de julho, Siagespoc destaca que o número de investigadores de polícia no estado de Mato Grosso ainda é baixo. Isso acarreta vários problemas, entre eles o excesso de trabalho por parte dos profissionais, dificuldades para realizar as investigações e para a sociedade a demora em concluir inquéritos ou se chegar aos autores dos crimes.
“A situação é caótica. Há muito por ser fazer, esperamos que seja dado início a essas ações, pois não há como pensar em um estado onde o povo tenha o mínimo de segurança com o quadro que temos atualmente. Esperamos ações urgentes e eficientes. O Sindicato através do presidente, está colaborando, levando até o governo estes fatos constatados in loco”, ressalta o presidente do Siagespoc, Cledison Gonçalves da Silva.
Ao todo serão 15 encontros. O último será em Cuiabá, em outubro. “Este é o primeiro momento. A partir dos encontros vamos encaminhar um relatório completo, um verdadeiro mapa da situação, ao governador, ao secretário de Segurança Pública e ao diretor da Polícia Civil. Depois queremos ouvir prefeitos, promotores, juízes e presidentes dos conselhos de segurança sobre a situação dos municípios, quais as necessidades e o que eles querem”, diz Cledison.
Reivindicações Relatório sobre os encontros será entregue ao Governo do Estado Fonte: Siagespoc – MT
Edição: Siagespoc – MT
Crédito Imagens: Siagespoc – MT