- agosto 17, 2016
POLICIAL CIVIL TEM OFERTA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
É ponto pacífico que quanto mais um policial se aperfeiçoa, melhor será o seu desempenho profissional. Esta é a visão do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil de Mato Grosso, Siagespoc, Cledison Gonçalves, a respeito da oferta do curso Módulos de Academia para o Aperfeiçoamento Profissional – MAAP, oferecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP no Estado.
O público alvo do curso são servidores da Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), com cada categoria tendo direito a um módulo específico, segundo informou o tenente coronel PM Júlio Martins de Carvalho, que coordena o Ensino à Distância – EAD da SENASP em Mato Grosso. O curso tem carga horária de 300 horas aula, e auxilia na contagem de pontos para a promoção do servidor.
O militar disse que “o curso é uma ferramenta importante para o servidor da segurança, pois permite o acesso ao aperfeiçoamento via on-line”. Ele lembrou o caso de Mato Grosso, com 141 municípios, em que muitas vezes o policial passa anos no interior, sem chance de qualificação. “O curso socializa o conhecimento, enfocando o que há de mais moderno na pesquisa científica em segurança pública, nivelando o conhecimento de quem está na capital com quem está em Apiacás, por exemplo”.
Para Júlio de Carvalho, “o primeiro foco é a proximidade, a integração, a socialização do conhecimento em segurança pública do servidor; enquanto que o segundo ponto é a questão da própria instituição que ganha com a qualificação do profissional”. O curso é destinado aos integrantes das forças de segurança. “A sociedade é quem ganha com essa formação, pois o profissional qualificado prestará um atendimento qualificado ao cidadão”, ressaltou.
São cinco os temas que integram os cursos destinados aos investigadores da Polícia Civil. Na primeira fase: Segurança Pública sem Homofobia, Investigação Criminal e Aspectos Jurídicos da Atuação Policial; e, na segunda fase: Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Investigação Criminal II.
A solicitação de matrícula só é feita no centro de ensino da instituição, no caso da Polícia Civil, na Acadepol. No ato da inscrição, o interessado deve fornecer nome, o CPF, e local de trabalho. O período de inscrições vai de 23 de agosto até 1º de setembro.
ENSINO ON-LINE Para o sindicalista Cledison Gonçalves, o curso é uma oportunidade idela para o policial civil ampliar seus conhecimentos Fonte: Siagespoc – MT
Edição: 17.08.2016
Crédito Imagens: Luiz Cesar de Moraes