• março 11, 2016

Policias Civis e Delegados debatem reforma do estatuto da PJC

Policias Civis e Delegados debatem reforma do estatuto da PJC

Os investigadores, escrivães e os delegados de Polícia iniciaram, nesta sexta-feira (11/03), os debates para promover a reforma no estatuto da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. 

O objetivo, explica o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso – SIAGESPOC/MT, Cledison Gonçalves de Souza, promover é modernizar o estatuto, “além de garantir os direitos dos policiais e dar mais condições de trabalho para os membros da Segurança Pública de Mato Grosso”. 
 
As discussões começaram com a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, na manhã desta sexta-feira, requerida pelo deputado estadual Wancley Carvalho (que é investigador da PJC). 
Compareceram a audiência policiais civis – investigadores e escrivães – delegados e representantes dos Sindicatos das três categorias.  
 
A mesa foi composta pelo deputado Wancley Carvalho, pelos presidentes do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso – SIAGESPOC/MT, Cledison Gonçalves de Souza, do Sindicato dos Escrivães da Polícia Judiciária Civil de MT-SINDEPOJUC, Davi Nogueira, do Sindicato dos Delegados de Polícia de MT-SINDEPO, Wagner Basse Junior. Também presente o diretor Geral da Polícia Judiciária Civil, Adriano Peralta Moraes. 
 
Adriano Peralta reconheceu que o atual estatuto da PJC contém “vários defeitos graves, que precisam ser corrigidos”. Segundo ele, o documento atual – feito em 2010 – foi elaborado as pressas, para aproveitar o momento político da época que estava favorável a aprovação pelo Governo Estadual. 
 
Encaminhamentos
 
Na audiência ficou definido que será formadas uma comissão conjunta, com representantes das três categorias, que ficará responsável pela elaboração final das propostas e mudanças a serem incorporadas na reforma do estatuto. 
 
A comissão conjunta será formada dois membros de cada Sindicato, além dos presidentes, além de um representante da Diretoria da PJC e um representante da Secretaria de Estado de Segurança Pública. 
 
Antes, porém, Sindicatos irão montar comissões internas para definir as necessidades e reivindicações de cada categoria. Estas comissões terão 45 dias para elaborar suas propostas e indicar os membros a comissão conjunta. 
 
Após os debates das comissões internas dos Sindicatos é que terá início os trabalhos da comissão conjunta, que também terá um prazo de 45 dias para elaborar suas propostas. 
 
Muitos pontos convergentes já foram debatidos anteriormente pelas categorias e farão parte das propostas. 
 
Assim, dentro de 90 dias será apresentado o documento final com as propostas para a reforma no Estatuto da PJC de Mato Grosso. Uma nova reunião, também na Assembleia Legislativa, já está marcada para o dia 25 de abril. Elaborado do documento, ele será encaminhado ao Governo do Estado para apreciação e aprovação. 
 
Investigadores
 
O SIAGESPOC/MT já estava realizando, desde a gestão sindical anterior, um debate interno para a reforma do estatuto, com uma minuta pré-elaborada. Todas as propostas serão consideradas e incorporadas pela comissão interna, que será formada com representantes da categoria da capital e do interior. 
 
O SIAGESPOC/MT convida todos os investigadores a participarem deste processo. Em breve será  divulgado os critérios para a formação da comissão interna e o cronograma de trabalho. 
 

Definido Cronograma de Trabalho Fonte: Siagespoc-MT
Edição: Siagespoc-MT
Crédito Imagens: Siagespoc-MT

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…