• janeiro 26, 2024

Posse no Sinpol-MT enfatiza valorização de investigadores, escrivães e delegados: “somos uma só polícia”

Posse no Sinpol-MT enfatiza valorização de investigadores, escrivães e delegados: “somos uma só polícia”

 

Independente de categorias ou sindicados, o trabalho unificado de investigadores, escrivães e delegados é fundamental para o sucesso das ações policiais. A defesa foi feita na noite de quinta-feira (25) durante a posse da nova diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso (Sinpol-MT), em Cuiabá. Além da diretoria executiva, foram empossados membros eleitos dos conselhos Deliberativo e Fiscal, Comissão de Ética, além de representantes da entidade em 9 subsedes. 

 

Presidente reeleito do Sinpol-MT para o período 2024/2027, Gláucio de Abreu Castanõn, saudou a nova diretoria, destacou o trabalho da polícia como uma ‘escolha de vida em defesa da sociedade’ e fez uma avaliação sobre a importância das ações conjuntas das categorias.

 

Investigador da Polícia Civil há 22 anos e também advogado, Gláucio admitiu que mudou seu pensamento sobre a necessidade de um investigador ter, necessariamente,  o curso de bacharel em Direito como requisito para ingressar na polícia. “Mudei este pensamento dentro do sindicato. Vi que a força da categoria na busca pela excelência na prestação de serviços está exatamente na multidisciplinariedade de formações. Somos investigadores, mas somos também biólogos, químicos, administradores, matemáticos. E isso faz toda a diferença na busca constante do aperfeiçoamento do trabalho de investigação policial”, reconheceu. Ele citou os crime cibernéticos para mostrar a importância das especializações que o trabalho de investigação exige. “Temos que sempre estar à frente da criminalidade. Isso exige uma polícia cada vez mais preparada'”, ponderou.

 

 

Presente na posse, a diretora-geral da Polícia Civil, delegada Daniela Maidel, também defendeu a necessidade de união das forças policiais na busca de conquistas para as categorias. Ela também reconheceu a ‘excelência’ do trabalho dos policiais civis em Mato Grosso. “O trabalho da Polícia Civil é reconhecido hoje em todo o país, mas não conquistamos isso apenas com melhoria de prédios, equipamentos, mas também pela formação dos profissionais que trabalham na polícia. São eles que fazem a diferença”, reconheceu.

 

Também presentes à solenidade de posse, a presidente do Sindicato dos Delegados de Mato Grosso (Sindepol-MT), delegada Maria Alice, e o presidente do Sindicato dos Escrivães (Sindepojuc-MT), Juliano Peterson, também enfatizaram a necessidade de união das categorias. Perterson lembrou da Lei Orgânica da Polícia Civil, aprovada e sancionada com vetos pelo presidente Lula em 2023. As categorias já anunciam mobilização nacional para derrubada de vetos.

 

 

O evento contou ainda com as presenças do presidente da Ager-MT, Luiz Alberto Nespolo; delegado José Lindomar, presidente da Associação Mato-grossense dos Delegados de Polícia (Amdepol-MT); Carmem Machado, presidente da Fesp-MT;, Regina Dessunte, presidente do Tribunal de Prerrogativas da OAB-MT; Getúlio Pedroso, Ouvidor-Geral da Defensoria Pública;  vereador e investigador de Lucas do Rio Verde, Vladimir Mesquita, além representantes de deputados estaduais, federais e senadores.

 

Nova diretoria

 

O presidente da Comissão Eleitoral nomeada para conduzir o pleito, Wilton Brandi Hohlenwerger, conduziu o processo de posse, com o juramento dos eleitos. Ele destacou a lisura do processo eleitoral e desejou sucesso à nova diretoria.  Trabalharam com ele Marli Fernandes Dias (vice – presidente), José Siplaki Neto e Jair Vieira Maia (membros).

 

A chapa executiva eleita tem a seguinte composição:

 

Gláucio de Abreu Castañon (presidente), Antônia Jannykelly Silva (vice), Arley Xavier de Oliveira (secretário-geral), Heleno Xavier de Oliveira (secretário-geral adjunto), Cleber de Souza Santos (diretor financeiro), Marcos Roberto Spengler (diretor financeiro adjunto), Pedro Paes da Silva Filho (diretor de cultura, esporte e lazer), Jean Paulo Miranda Soares (diretor de cultura, esporte e lazer adjunto), Janete Maria de Oliveira (diretora de assuntos dos aposentados e pensionistas) e Auribela Maria de Souza Carmo (diretora de assuntos dos aposentados e pensionistas adjunto).

 

 

Integram o Conselho Deliberativo: Ramires Chateubriand Dias, Santhiago Marcondes Santos Soares, Jussiê Francisco Brito da Silva e Jonas de Oliveira Almeida.

 

Intregam o Conselho Fiscal:  Alexandre Reis Bregunci, Marcia Vieira de Oliveira, Weverson Vieira de Oliveira, Adilson Cortez da Silva, André Bressan Vieira e Claudinor Messias Rodrigues.

 

Integram Comissão de Ética e Disciplina: Clarito Nunes de Moraes Júnior, Gleimater de Souza Camilo, Fábio Minas Novas, Andressa de Almeida Azevedo e Marle Paulo de Assunção. 

 

Eleitos nas Subsedes

Água Boa: Alessandro da Mata Araújo

Alta Floresta: Joelton Venâncio da Silva

Barra do Garças: Edsinomar Maciel Gonçalves

Cáceres: Sérgio Mário Pereira

Juína: Alex Sandro Lozano

Pontes e Lacerda: Djande dos Santos Souza

Rondonópolis: Aparecido Flores de Souza

Sinop: Cleverson de Souza Hanse

Tangará da Serra: Maria Aparecida Rodrigues Sabará

 

Notícias Relacionados

Sinpol avalia pedido de investigação de policiais que teriam dado ‘tapa’ em ‘psicopata’ preso

Sinpol avalia pedido de investigação de policiais que teriam dado ‘tapa’ em ‘psicopata’ preso

      O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de MT (Sinpol-MT), Gláucio de Abreu…
Categorias se reúnem com secretário e discutem pauta de reivindicações

Categorias se reúnem com secretário e discutem pauta de reivindicações

  Temas de extrema importância para a categoria da Polícia Civil de Mato Grosso estiveram em…
COMUNICADO

COMUNICADO

                               …